Saiba como criar o site da sua empresa
13 de fevereiro de 2022
Se você chegou até aqui, é porque está cogitando criar um site para sua empresa. E faz muito bem!
De acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic), em 2017, apenas 55% das empresas brasileiras tinham um site. Contudo, esse número que caía para apenas 22% quando tratávamos das microempresas.
Além de sair em vantagem em relação a todas aquelas que não dispõem dessa ferramenta, você faz com que as pessoas te encontrem, pois mediante boas estratégias de SEO, 93% do tráfego dos sites vem dos mecanismos de busca.
Como se não bastasse, você consegue gerar leads qualificados, ofertando materiais ricos (como webinares e e-books) em troca do cadastramento de clientes em sua estratégia de e-mail marketing.
Ok, mas quanto vai me custar criar o site da minha empresa?
E se nós te contarmos que é possível montar um site profissional gratuitamente?
Existem ferramentas gratuitas e pagas, mas mesmo aquelas que são pagas possuem versões básicas sem custo. Incrível, né?
Aqui vão alguns exemplos de ferramentas que você pode usar para criar o site da sua empresa:
- WordPress
- Blogspot
- Google Sites
- Wix
- Weebly
Mãos à obra: passo a passo para você construir o site da sua empresa
Bacana, né? Sabendo do potencial que um site pode ter, vamos colocar a mão na massa?
Acompanhe o nosso passo a passo:
1. Definindo o objetivo e planejando o conteúdo do site para sua empresa
2. Criando um domínio
3. Contratando um serviço de hospedagem
4. Definindo o construtor de sites
5. Escolhendo um template
Além disso, ao final, reservamos um bônus para você arrasar na construção do site da sua empresa. Acompanhe!
Definindo o objetivo e planejando o conteúdo do site para sua empresa
Por que você quer construir um site para a sua empresa?
Existem muitos objetivos válidos. Está buscando por maior credibilidade? Ou seu pensamento está em aumentar a popularidade de sua empresa no mercado? Conquistar leads de venda te interessa mais? Seu negócio é venda? Alguma outra razão?
Tendo um objetivo em vista, em suma, chegou a hora de ver como esse site será preenchido.
Se ele inclui atrair visitantes e fazer sua empresa bem situada no Google, é interessante que contenha conteúdo informativo para os internautas, sobretudo com soluções para pequenos e grandes problemas do dia a dia.
Já se você pensa em consolidar a imagem da sua empresa, vale investir em uma apresentação separada por seções, como Missão, Valores, e assim por diante.
Tendo definido o esqueleto do site da sua empresa, chegou a hora de criar um domínio.
Criando um domínio
O domínio é a forma como vai constar no endereço eletrônico, composto do nome e uma extensão. Você pode escolher colocar apenas a extensão internacional .com, ou especificar com a nacionalidade: .com.br.
Ter um domínio próprio no site da sua empresa exige um investimento (geralmente menor que R$100 por ano). O registro pode ser feito em plataformas como Registro.br e Host Gator.
É possível utilizar plataformas com versões gratuitas, com um domínio “emprestado”:
nome.blogspot.com
nome.wordpress.com
Agora que o site já tem uma “identidade”, chegou a hora de hospedá-lo na internet.
Contratando um serviço de hospedagem
Esse procedimento é para “colocar” seu site na internet e mantê-lo funcionando lá. É o que vai reservar um espaço para seu site dentro de um servidor.
É possível hospedar o site da sua empresa gratuitamente ou de forma paga.
As plataformas pagas de hospedagem costumam oferecer mais estabilidade e proteção para o site da sua empresa. Isso garante que ele permaneça disponível.
O preço é variável e depende da quantidade de recursos demandados. Inicialmente, se contrata um plano mais em conta e, conforme o site cresce, adotam-se os mais completos.
São exemplos de serviços de hospedagem: Hostgator, Kinghost, Hostinger (esses são bem conhecidos no mercado).
Se a parte de hospedagem está ok, vamos agora em busca do construtor.
Definindo o construtor de sites
É, basicamente, a hora de colocar o seu projeto em prática.
O construtor é o que permite adicionar coisas no site da sua empresa e fazer alterações sem ter o conhecimento estritamente técnico.
O mais emblemático é o WordPress, contudo, a recomendação é escolher o construtor do serviço de hospedagem que foi contratado. Esses construtores costumam funcionar de forma bem intuitiva.
O site da sua empresa está quase pronto! Chegou a hora de definir o visual que ele terá, escolhendo o template!
Escolhendo o template do site da sua empresa
Essa é a etapa é uma das etapas mais interessantes na criação do site da sua empresa.
Basicamente, você definirá como vai ficar o visual do site. Para tanto, você pode contratar um profissional designer, ou ainda usar dos modelos disponibilizados pelo construtor.
Um cuidado muito válido é o de criar templates responsivos, ou seja, adaptáveis ao acesso pelo computador ou celular. Isso tornará a experiência do usuário mais agradável na visita ao site da sua empresa.
Bônus: Formatos para o site da sua empresa
Agora que você já conhece o processo de montagem para o site da sua empresa, podemos pensar no formato dele.
A diferença entre os formatos varia de acordo com o objetivo da sua empresa com o site, como falávamos no começo. Vamos falar de três formatos possíveis:
Site Institucional
Esse tipo de site é recomendado quando o que se quer mostrar é uma visão geral da sua empresa. Pode, também, ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa, transmitindo uma imagem de seriedade.
Devem ser dadas as informações de contato, o endereço, e tudo quanto mostre o que sua empresa faz e como ela trabalha.
Além disso, não pode faltar conteúdo relevante, pois, em suma, é com eles que o site da sua empresa será capaz de fortalecer a imagem do seu negócio e atrair clientes.
Blog
Se o seu plano for divulgação de conteúdo, para informar e atrair potenciais clientes, o blog é uma mão na roda.
Ele pode ser independente ou fazer parte do site da sua empresa., contudo, a questão é que ele pode ajudar com que sua empresa se torne referência em determinado assunto, entregar valor e, contudo, facilitar um bom resultado nos buscadores.
E-commerce
As compras pela Internet só têm aumentado. Essa ascensão se intensifica com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social.
Se a sua pretensão é fazer parte da estatística do aumento das vendas, em suma, esse formato é o mais indicado.
Agora, se em vez de construir, você quer melhorar melhorar o site da sua empresa, talvez esse nosso conteúdo possa interessar!
Conte com a Booom!
A Booom se configura como uma agência que está presente desde a atração de clientes para a sua empresa até o aumento das suas vendas refletido no caixa.
Contamos com uma equipe especializada, que pode te ajudar com a criação da imagem da sua empresa, site institucional, e-commerce, blog e gerenciamento de redes sociais. Entre já em contato e saiba mais!
Estamos à disposição! Até a próxima!
Por Pedro Francisco Machado
Redator – Booom Criative
-
Por Booom Criative
Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.