Whatsapp

Com marketing digital sério,trago seu faturamento de volta em 5 dias. Será?

8 de maio de 2020

Com um trabalho de marketing digital sério, trago seu faturamento de volta em cinco dias. O marketing digital pode salvar uma empresa. Você acha que essas promessas podem ser cumpridas?

Vamos refletir sobre alguns dados antes de responder essa pergunta!

Mais de 96% dos internautas brasileiros estão em alguma rede social e mais de 97% das pessoas consome conteúdo online (Content Trends, 2019).

As vendas pela internet já são uma realidade e se a sua empresa não está na internet, certamente a concorrência está e seu negócio “não existe” para muitas pessoas que poderiam interagir com a  sua marca.

Diante das estatísticas, investir em marketing digital é  algo que traz retorno para uma empresa em diversos aspectos, como: posicionamento estratégico, branding, aumento das vendas, geração de oportunidades, fortalecimento da marca, transformação no relacionamento com o consumidor e muito mais.

Porém, é preciso ter cuidado com fórmulas prontas e milagrosas. Uma estratégia de marketing digital é efetiva quando existe um plano de negócio bem definido, assim como uma integração entre o setor de marketing com o time comercial e outras áreas que movem o empreendimento.

Segundo Kotler, o “pai do marketing”,  essa área pode ser definida como “a ciência da escolha de mercados e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente”.

Ou seja  aumentar o faturamento de um negócio em apenas cinco dias não é algo tão simples quanto parece. A pergunta que não quer calar é: o marketing digital pode salvar um negócio?

A pergunta é complexa e por isso, a equipe da Booom Criative separou 5 curiosidades sobre o assunto. Confira!

1.Marketing digital não é apenas “divulgar” sua empresa

Essencialmente, o marketing é uma segmento que compreende fatores que vão muito além da precificação de produtos e da propaganda em si. Com o marketing digital não é diferente.

A área está em evolução constante. A transformação digital deixou de ser apenas uma tendência para se tornar a realidade. 

A um clique de distância, o consumidor pode fazer compras, reclamar de um produto ou serviço, ser impactado por uma marca  e interagir com ela, seja pelo compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais ou pela troca de experiências em tempo real com outros clientes.

Ou seja, a função do marketing digital NÃO se limita apenas a divulgar sua empresa e, assim, milagrosamente trazer retorno imediato. Existem algumas etapas que fazem parte desse processo para que o investimento dê certo. Confira:

  • Diagnóstico de necessidades do negócio;
  • Análise SWOT (técnica para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio);
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão e monitoramento de ações definidas;
  • Mensuração de resultados.

2. O marketing  não resolve tudo, mas apresenta ferramentas

O marketing digital não resolverá todos os problemas do seu negócio. No entanto, assim como o marketing convencional, essa área tem várias ferramentas que podem te ajudar a rever o que funciona no seu negócio.

A análise SWOT é um exemplo disso.

Além de permitir a identificação de ações que possivelmente vão funcionar (ou falhar), essa metodologia serve para que você tenha uma visão mais holística sobre as fraquezas, falhas, oportunidades e forças do seu empreendimento.

Isso tanto no cenário externo (com fatores que não temos controle, tais como as instabilidades econômicas, políticas governamentais, aumento das taxas de juros, etc) assim como problemas internos como atrasos de fornecedores e/ou parceiros, gaps internos da empresa, entre outros problemas.

A matriz SWOT pode influenciar positivamente tanto as ações de marketing digital.

3. Marketing digital só funciona com planejamento

Todo investimento tem um risco e com o marketing digital não é diferente. Porém, uma estratégia bem definida não lançará o dinheiro da sua empresa a um abismo de incertezas e falta de transparência nos resultados.

Mais uma vez, Kotler tem uma contribuição clara sobre a importância do planejamento — segundo ele, é o “processo gerencial para desenvolver e manter uma  adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Ou seja, não existe resultado sem um um plano de ações objetivo.

Se pensarmos no cenário do marketing digital, mensuração é uma palavra-chave para analisar e adequar as estratégias de forma eficaz.

Em um anúncio patrocinado nas redes sociais, por exemplo, o especialista em mídia paga precisa desenvolver ações como:

  • Estudar o segmento do cliente;
  • Analisar o comportamento da persona da empresa;
  • Fazer análises constantes sobre o desempenho da campanha.

Dica Booom Criative: O Google é uma empresa que trabalha com a metodologia do OKR (Objectives and Key Results ou, em português, objetivos e resultados-chave).

Você pode utilizar esse método para organizar o marketing digital da sua organização de forma eficiente.

Os OKR ‘s ajudam a definir quais são os objetivos da empresa em um período de tempo e quais são as ações que servem para estruturar cada um deles.

Na Booom Criative, temos uma equipe especializada em gestão de planejamento, com expertise em inteligência comercial. Fica a dica!

4.Resultados a curto, médio e longo prazo

Da criação de uma identidade visual ao desenvolvimento de uma campanha publicitária, ou do  SAC (serviço de atendimento ao consumidor) nas redes sociais às estratégias de marketing de conteúdo, é preciso deixar claro que o marketing digital pode trazer resultados a curto, médio e longo prazo.

Ou seja, é possível salvar uma parte da sua empresa sim. Mas há um tempo para isso e o trabalho é contínuo devido à dinâmica da internet.

O desenvolvimento de um site é um produto que pode trazer retorno imediato dependendo dos objetivos da sua empresa.

Um site é o básico para uma marca se posicionar no meio online. É um produto que passa credibilidade e cumpre uma função que vai muito além do cartão de visitas no ramo digital.

A combinação serviços que incluem o desenvolvimento de um site + marketing de conteúdo especializado para blog é algo que pode (a longo prazo) construir a autoridade da sua empresa na internet e gerar leads qualificados, dependendo da oferta do conteúdo.

Dados da Content Trends revelam que 70% das empresas brasileiras já adotaram essa estratégia.

Negócios que adotam o marketing de conteúdo, conseguem receber, em média 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os demais.

Voltando aos resultados de curto, médio e longo prazo da sua empresa, vale destacar que o conteúdo é um investimento que pode trazer resultados a curto prazo diante de fatores como posicionamento, relacionamento e oferta de soluções às dores do seu cliente.

No entanto, se o objetivo é posicionar seu site nas  primeiras páginas do Google, por exemplo, existe uma complexidade maior por trás de um trabalho de SEO (estratégias de otimização para os motores de busca).

Há pesquisas que indicam que o tempo mínimo para que o trabalho de indexação seja feito é de três a seis meses.

Vale lembrar que os resultados dependem da qualidade do conteúdo, a relevância dos materiais e fatores técnicos como autoridade do domínio, escolha de palavras-chaves assertivas, entre outros.

5. Sem marketing digital, fica difícil competir 

A internet mudou o padrão de consumo e relacionamento do cliente com a marca. Portanto, sem um investimento adequado de marketing digital, fica difícil competir com a concorrência.

O marketing digital não pode salvar sua empresa por completo. Mas sem ele, o barco pode afundar por diversos problemas que poderiam ser identificados e resolvidos previamente. Exemplo:

  • Falta de estratégia digital para responder os consumidores;
  • Posicionamento equivocado nas redes sociais por falta de branding adequado;
  • Transmissão de uma mensagem que empobrece a marca;
  • Falta de conexão com o seu público.

E assim por diante. Pare e pense. Se o seu público está na internet, por que você ainda não investe em marketing digital?  

Não temos a salvação para todos os problemas, mas podemos salvar sua empresa de vários que podem surgir no meio do caminho a partir do trabalho de conjunto entre as equipes de marketing e inteligência comercial.

Quer saber como alavancar sua empresa no digital de forma eficiente? Converse com os especialistas da Booom Criative agora mesmo!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.