Whatsapp

Como o marketing pode ajudar na sua estratégia comercial

28 de janeiro de 2020

Alie o marketing com a sua equipe comercial

Aumente suas vendas com estratégia comercial

Como o marketing pode ajudar na sua estratégia comercial? Se as metas estão difíceis de serem alcançadas, a equipe está desmotivada é sua responsabilidade como gestor descobrir novas oportunidades em vendas. Um oportunidade com certeza é deixar o marketing ajudar na sua estratégia comercial.

O time de marketing e o time de vendas trabalham com objetivos em comum, principalmente, quando o assunto é trazer novos negócios para a empresa. E ambos podem criar diferentes estratégias para chegar no resultado final, mas precisam se unir em prol desse objetivo em comum.

O marketing pode ajudar no seu time comercial de diversas formas, como engajar na criação de campanhas que vão atrair pessoas interessadas para a sua empresa. E a partir disso, o time de vendas desenvolver relacionamentos com esses prospects.

É um trabalho de integração, para as duas equipes se comunicarem entre si e assim, melhorarem o processo. Muitas empresas já que investem nessa estratégia e geram resultados incríveis. E isso vai muito além, então vamos te mostrar como o marketing pode ajudar no seu time comercial.

Continue lendo!

Otimização do tempo

Com a ajuda do marketing no seu time comercial, o ciclo de vendas será menor e a estratégia comercial tem maiores chances de sucesso. Todo vendedor gostaria de vender em menos tempo, não é mesmo? Com a equipe de marketing os clientes vão passar de um estágio a outro do funil de vendas mais rápido do que o habitual.

Afinal, as estratégias tradicionais do comercial para captação e conversão de leads são mais lentas e é um trabalho intenso que ocupa muito tempo da equipe. Com a integração, o momento do fechamento com o cliente chega de forma mais rápida e prática. E assim, é possível escalar a quantidade de clientes e ainda reduzir os custos.

Conhecimento do público alvo

A melhor forma de conhecer bem o seu público alvo é contar com o trabalho da equipe de marketing. Não há maneira mais satisfatória para começar atrair novos clientes, do que fazer uma pesquisa adequada e eficiente.

Na área do marketing não existe venda para um público geral, mas para o público-alvo. Por isso, é preciso definir a buyer persona para que a equipe comercial desenvolva um argumento convincente e a estratégia comercial tenha resultados.

Assim, suas taxas de conversão vão ser maiores, pois quando se trata de clientes em potencial, a qualidade é melhor do que quantidade. É importante ter a mensagem perfeita, mas para o público certo!

Caso isso não seja bem definido, a empresa só conseguirá um alto volume de chamadas com poucos leads, que gera uma baixa taxa de conversão, gastando tempo e dinheiro para o seu negócio e colocando por “água a baixo” toda estratégia comercial.

Praticidade no pós venda

O marketing pode ajudar no seu time comercial para que o pós vendas seja excelente. Por mais que seja um serviço menos usado pelos clientes, não deve ser ignorado.  É importante manter um bom relacionamento entre o vendedor e o cliente, garantindo fidelidade e conquistando fãs para sua marca.

E isso exige dedicação em todas as etapas, inclusive no pós venda. A equipe de marketing vai direcionar o time comercial caso haja alguma dúvida, crítica ou sugestão, e assim, criando soluções e gerando bons resultados.

Não deixe que sua empresa estrague a imagem que construiu durante todo funil de vendas, esquecendo do cliente logo após conseguir a venda que desejava. O marketing tem o poder de fidelizar clientes. Então, após a primeira compra, mantenha o consumidor bem informado para que ele volte sempre.

Agora, você já aprendeu como o marketing pode ajudar no seu time comercial. Então, não deixe de aplicar nossos ensinamentos e aproveitar da eficiência do seu time de vendas para aliar as boas estratégias do marketing como suporte às suas ações.

Conhece outras estratégia de como o marketing pode ajudar no seu time comercial? Compartilhe com a gente nos comentários.

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.