Whatsapp

Etapas práticas do plano de marketing

13 de novembro de 2020

É claro que desejamos que nossa empresa cresça cada vez mais. E seguindo esse passo a passo de estratégias que a Booom Criative separou para você utilizar na sua empresa, é tiro certo! Dê uma lida (ou mais de uma):

#1: Analise o segmento atual da sua empresa

Antes de começar algo, precisamos saber onde pisamos, não é? Isso não seria diferente no plano de marketing. De modo inicial, iremos nos aprofundar em vários pontos atuais que caracterizam a sua empresa, por exemplo:

  • O volume do faturamento e das vendas;
  • O posicionamento da marca, principalmente nas redes sociais;
  • O público-alvo que consome o seu serviço ou conteúdo;
  • As políticas internas e externas;
  • Os recursos e o potencial da empresa.

Após ter todas as respostas, vem a pergunta: como fazer isso? Mas você não precisa se preocupar, pois temos o material certo para você selecionar as informações mais relevantes do contexto atual da sua empresa: clique aqui para saber mais sobre a análise SWOT

#2: Estude o mercado e a concorrência 

Precisamos estudar as necessidades e os componentes do mercado que você pretende atuar e se posicionar de maneira eficaz. E por qual motivo? Simple: com a globalização, os consumidores ficam expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes mensagens. 

Seguindo esse raciocínio, o estudo terá que envolver os assuntos sobre seu market share (ou nicho de mercado): variedade, valor, qualidade, disponibilidade, formas de pagamento, posição do seu mercado, comunicação, diferenciais, entre outros. 

Outro ponto a se considerar é a concorrência. Entender como ela se posiciona no mercado, quais são os produtos e serviços oferecidos, as fraquezas e limitações, quais as estratégias de marketing que são usadas são algumas questões que podem te guiar para a elaboração de um plano eficiente.  

#3: Defina o buyer persona

O buyer persona reúne todas as características do seu público-alvo em um cliente ideal. Sendo assim, o objetivo principal é humanizar os resultados de todas as suas pesquisas, pois, dessa forma, você descobrirá claramente como atingir as pessoas da forma mais eficaz.

Construa sua persona de acordo com alguns atributos, tais como: profissão, faixa etária, renda média, localização, nível de escolaridade, hobbies. Além desses, investigue também sobre alguns que sejam a respeito do conteúdo que ela consome: redes sociais e mídias mais usadas, aparelhos eletrônicos, influenciadores, etc. 

#4: Decida os objetivos 

Essa etapa se refere à determinação dos objetivos claros e específicos: o que você pretende alcançar com a sua empresa, seja a curto, médio ou a longo prazo. Assim, você define onde quer chegar e quais os meios que deve usar. 

#5: O Mix de Marketing

Nessa etapa, são definidas as diferentes possibilidades de desejos do consumidor da sua empresa. Para isso, será necessário estudar e definir os caracteres dos produtos, preços, promoções, atendimentos físicos ou virtuais, funcionários e processos internos. Com isso, o seu negócio começa a ganhar forma. 

#6: Plano de Ação 

Estamos quase na reta final do seu plano de marketing e a etapa do plano de ação diz respeito à parte prática. Logo, é nesse momento que criamos ações de marketing baseadas nos estudos feitos até agora. 

Para facilitar, clique aqui e agende um horário conosco. Nóste ajudamos nessa!

#7: Defina o cronograma e monitore os resultados 

Já queremos desejar parabéns por ter chegado até aqui! Entretanto, para que o seu plano tenha sucesso, é preciso determinar datas e o orçamento para cada etapa, porque isso vai ajudá-lo a atingir metas e a otimizar o tempo. Fora isso, é imprescindível que você realize a monitoração das ações de marketing aplicadas. 

É muito importante controlar as estratégias e estabelecer indicadores para ter conhecimento de quais tiveram resultados positivos e quais precisam de mais atenção e esforço para chegar em seu objetivo.


Como foi o caminho até aqui? Fácil ou difícil? Sabemos que você irá dar conta, mas é sempre bom ter uma ajuda nessas horas, né? 

Conte com a Booom Criative para facilitar para você! Nós sempre buscamos resultados reais de crescimento para nossos clientes!.

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.