Whatsapp

Como fazer um plano de marketing de Sucesso

25 de novembro de 2020

Como fazer um Plano de Marketing

Aprenda a fazer um Plano de Marketing direto da "fonte"

Um plano de Marketing é fundamental para que sua empresa alinhe os objetivos e estratégias necessárias para o sucesso.

O plano de Marketing precisa fazer parte da cultura da empresa, e ser constantemente validade com a equipe.

Pensando nisso, a Booom Criative resolveu criar esse conteúdo exclusivo sobre como é importante que sua empresa pense o marketing de maneira estratégica, visando melhores resultados durante os 12 próximos meses.

E como isso se dá? Simples: por meio de um bom plano de marketing. 

Acompanhe a leitura e descubra o que é, por que é importante para o seu negócio e como você deve aplicá-lo na prática.

O que é o plano de marketing

Um plano de marketing nada mais é do que um planejamento de ações que a sua empresa terá na área de marketing durante um determinado período. 

Voltado a uma marca, um produto ou um serviço específico, ele guiará todas as ações que a empresa determina como fundamentais para atingir um certo objetivo. Por isso, criá-lo da maneira certa e colocá-lo em prática é fundamental desde o começo.

A seguir, você terá acesso aos pontos principais que um plano de marketing precisa ter.

Desenvolvendo o seu plano de marketing

Antes de colocar a mão na massa, você precisa saber exatamente quem é sua empresa dentre tantas outras que existem no mercado.

Por isso, realizar um estudo minucioso sobre o seu nicho, bem como sobre os seus concorrentes, é imprescindível.

Só assim você conhecerá os seus diferenciais e saberá como agir para chamar a atenção e obter o resultado que tanto espera.

Para que um plano de marketing seja feito de maneira clara e objetiva, uma empresa especializada em planejamento estratégico, como a Booom Criative, precisa ser contratada.

Dessa forma, além de desenvolver o melhor cenário para a empresa, você também terá a garantia de um acompanhamento bem feito, além da realização dos ajustes eventualmente necessários.

Abaixo, você tem uma relação dos itens que podem ajudar a nortear o seu!

Objetivos e metas

Toda empresa possui um objetivo e, para alcançá-lo, metas são estipuladas. Sendo assim, escreva todas elas no formato de Meta SMART, ou seja, metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Análise SWOT

Como já explicamos neste texto aqui, a Análise SWOT é um método que identifica os pontos fortes e fracos de uma empresa, bem como suas oportunidades e ameaças dentro do nicho em que atua.

Persona

Você sabe quem é o seu potencial cliente? Se não, está na hora de descobrir!

Com a criação da persona do seu negócio, suas ações de marketing serão muito mais efetivas.

KPIs (ou indicador-chave de desempenho)

As KPIs podem te ajudar na mensuração dos resultados quando as ações do plano de marketing já estiverem rodando. Com elas, você identifica qual deve receber mais investimento ou qual deve ser deixada de lado, por não estar surtindo o efeito desejado.

Prazos e orçamento

Para que tudo saia conforme o planejado, prazos devem ser estabelecidos. Além disso, é extremamente importante que o orçamento seja bem definido, pois, assim, o retorno poderá ser calculado de maneira mais precisa.

Colocando o plano de marketing em ação

De nada adianta estruturar um plano de marketing para a sua empresa se ele não vai sair do papel. Por isso, separamos 5 dicas para que você coloque em prática tudo o que desenhou. Confira!

Faça revisões

Assim como tudo no mundo, o plano de marketing não é estático. Por isso, de tempos em tempos, analise o planejamento para verificar o que precisa ser ajustado.

Tenha estratégias para manter seus clientes

Focado em atrair novos clientes, um bom plano de marketing também sabe manter os que já estão com você. Então, na hora de estruturar as estratégias, não se esqueça das pessoas que já conhecem o seu trabalho, pois, dessa forma, você não só os mantém fiéis, como também satisfeitos com seu atendimento.

Pense em ações para lidar com quem não está satisfeito

Infelizmente, clientes insatisfeitos estão em todos os lugares 一 e talvez no seu negócio não seja diferente. Diante disso, mantenha-se aberto a conversar e resolver os problemas desses clientes, pois isso mostra que você está disposto a solucionar a situação da melhor forma possível.

Tenha parceiros estratégicos

Parcerias podem ser fundamentais para qualquer empresa, inclusive para a sua. Portanto, saiba quem está em destaque no seu mercado e veja a possibilidade de realizar uma parceria com essa pessoa. 


E então? Pronto para fazer seu negócio decolar? Pois nós estamos!

Entre em contato com a gente e vamos conversar sobre os seus próximos passos dentro do marketing digital!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.