Whatsapp

Roteiro de Vendas, o seu aliado para bons negócios

16 de dezembro de 2020

Roteiro de Vendas. Organize seu processo de Atendimento

Tudo que você precisa saber para criar um Roteiro de Vendas de Sucesso

A Booom Criative tem dentro da sua expertise inteligência comercial, por isso temos total know-how para orientar você quanto ao Roteiro de Vendas de Sucesso.

Imagine o seguinte cenário: você está frente a frente com um cliente, prestes a fazer aquela venda incrível. Porém, por um pequeno detalhe, você não se vê concretizando o negócio. Frustrante, né?

Mas, calma, para tudo se dá um jeito 一 e é por isso que nós trouxemos um texto explicativo sobre o roteiro de vendas (ou script de vendas), que é justamente uma forma para você não deixar nada passar batido durante sua venda.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse assunto, ficamos felizes em poder te apresentar essa ferramenta incrível. Acredite, depois que você começar a usá-la, não vai mais querer parar!

E então? Bora lá?

O que é um roteiro de vendas

Assim como o próprio nome já sugere, um roteiro de vendas é um documento em forma de texto que te mostra o passo a passo para executar uma venda, seja ela realizada em qual estágio esteja (prospecção, qualificação ou fechamento).

Não se sabe ao certo quando esse documento surgiu, mas é fato que se alguém o criou, foi porque sentiu a necessidade de algo certeiro na hora de fechar algum negócio. E é por causa disso que o roteiro de vendas funciona bem até hoje, porque ele pode proporcionar uma grande ajuda para qualquer pessoa do seu time.

E vamos combinar que em time que está ganhando a gente não mexe, apenas aprimora, certo? 

Com um bom roteiro de vendas como seu aliado, a otimização das suas vendas será muito mais evidente, pois mesmo se a pessoa deslizar um pouquinho durante a execução, o documento estará logo ali para auxiliá-lo, agilizando, assim, o processo da compra.

E vamos lembrar que quando alguém está satisfeito com sua compra, é porque a venda foi boa!

Leia também: Marketing digital: como ele influencia em suas vendas

Quais são os benefícios de um roteiro de vendas?

Para comprovar que você deve ter um roteiro de vendas como carta na manga, separamos 3 benefícios imediatos que ele pode te proporcionar.

Conheça mais sobre cada um deles logo abaixo.

1 – Facilidade na compreensão de novos vendedores sobre o processo de venda

Muitas vezes, uma equipe comercial muda demais com relação aos seus vendedores. No entanto, a performance realizada precisa ser mantida, independentemente da pessoa que faça a venda.

Por isso, com um roteiro de vendas em mãos, o vendedor iniciante se sente mais confiante quanto a abordagem que fará, pois ela será a mesma da dos seus colegas.

2 – Consolidação das práticas realizadas

Toda empresa possui um manual de boas práticas, seja ele redigido ou não 一 e o roteiro de vendas nada mais é do que a consolidação de todas essas práticas estabelecidas. Com ele, qualquer pessoa saberá exatamente o que se espera dela na hora de uma venda.

3 – Conversa mais direcionada

Com certeza você já se pegou sem resposta para alguma pergunta no meio de uma conversa, não é mesmo? Pois durante um processo de venda isso também pode acontecer. Por isso, quando se usa um roteiro de vendas, as conversas são mais direcionadas e estruturadas, além de seguir uma sequência lógica.

Aprenda a criar o seu roteiro

Para que os erros tão temidos durante um processo de venda sejam evitados, chegou a hora de você aprender a montar o seu próprio roteiro de vendas. 

Acompanhe o passo a passo com a gente!

1 – Tenha as etapas do seu processo de vendas bem definidas

Para que uma venda seja bem sucedida, um sistema de vendas provavelmente é utilizado 一 um exemplo claro disso é o funil de vendas.

Então, sabendo disso, saiba separar cada etapa. Ou seja, saiba em que hora está acontecendo uma prospecção ou em qual uma oferta deve ser feita. 

2 – Tenha um bom conhecimento do seu nicho

É muito comum alguém vender algo que não consome, porém isso não deve ser um impeditivo para que uma boa venda seja concretizada. Por isso, estude bastante sobre o seu produto, seu mercado e seu cliente. Depois, crie uma cartilha para distribuir ao time de vendas, a fim de que não haja divergências entre as abordagens.

3 – Crie um bom relacionamento entre os vendedores

Existem diversos tipos de vendedores e a sua equipe pode ser composta por vários deles. Portanto, incentive com que as pessoas troquem suas experiências e auxiliem umas às outras com relação à performance. No fim, todo mundo sai ganhando.

4 – Aprimore sempre

Depois de um roteiro de vendas ser colocado em prática, você sente a necessidade de fazer pequenos ajustes para que aquilo esteja equiparado à sua realidade 一  e é exatamente isso que precisa ser feito! 

Logo, analise e otimize cada vez mais o seu roteiro.


Depois desse guia completo que trouxemos para você, temos certeza de que você vai arrasar ainda mais na hora de vender o seu produto.

Caso queira alavancar ainda mais as suas vendas, que tal conversar conosco sobre o poder do marketing digital? Teremos o maior prazer em atender você!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.