5 benefícios de uma agência de Marketing Digital certificada na ISO 9001-2015 – Agência de Marketing Digital em Curitiba |Booom Criative
Whatsapp

5 benefícios de uma agência de Marketing Digital certificada na ISO 9001-2015

27 de agosto de 2021

Mais de 20.000 empresas utilizam a norma ISO 9001:2015 no Brasil, segundo pesquisas ISO.

Por Jonathas Bertaze.

 

O que é ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization), é uma organização fundada em 1946, sediada em Genebra na Suíça.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), está sempre presente no topo do ranking das normas mais requisitadas, com cerca de 175 países integrando essa importante organização.

A ISO 9001, foi implantada pela própria instituição no ano de 1987 com o Sistema de Gestão de Qualidade, tendo seu foco principal em atender às necessidades e exceder as expectativas dos clientes.

 

Origem no Brasil

No Brasil, a norma foi publicada apenas em 1994, com as seguintes versões: 2000, 2008 e a mais atual 2015. Nosso país é representado pela ABNT, com a sua versão chamada: ABNT NBR ISO 9001. De acordo com as pesquisas ISO, mais de 20.000 empresas são certificadas.

Atualmente, diversas empresas necessitam da implantação, pois muitos clientes aceitam negociar apenas com fornecedores certificados. Esse modelo pode ser aplicado a qualquer setor, pois estabelece requisitos para processos, e não produtos.

 

Benefícios de empresas certificadas com a ISO 9001-2015:

  1. Melhoria de imagem e reputação:

Transparece uma melhora na gestão de qualidade, mostrando que a empresa realmente se preocupa com seus clientes e de como é vista, sempre aberta para novas parcerias e oportunidades, com o intuito de melhorar constantemente.

  1. Serve como alavanca na busca pela qualidade total:

Com a implantação da ISO 9001, aumenta-se a qualidade de seus produtos e serviços, melhorando os processos e diminuindo os desperdícios por conta de erros cometidos, conseguindo poupar esse dinheiro para poder investir em outras ocasiões, como: novas lojas, novos produtos e/ou serviços, investir no marketing e modernizar sua empresa.

  1. Entender e satisfazer seus clientes:

A prioridade é o público consumidor, o foco deixa de ser o produto, mas sim o cliente.

A empresa aperfeiçoa seu(s) produto(s), começa a buscar o que realmente irá vender, trazendo lucro e conquistando seu objetivo de deixar o comprador satisfeito, não havendo desperdícios como já foi destacado anteriormente e tornando esses clientes fiéis.

  1. Aumento de motivação da equipe:

É importante mostrar ao colaborador que a empresa quer progredir no mercado, sempre pensando no futuro. Isso motiva seus profissionais para ter um maior êxito em seu trabalho, fazendo com que abracem a mudança da empresa.

Quando um funcionário está motivado, isso vai passando de um para o outro, tornando a equipe inteira focada naquilo que busca e tem como objetivo. Isso mostra um comprometimento maior da empresa com o cliente, tendo mais facilidade para atraí-los.

  1. Maior competitividade no mercado:

Utilizando a ISO 9001, a empresa consegue concorrer com outras usando estratégias de desenvolvimentos e melhorias.

Isso faz a confiança aumentar, mas o fato de ter o selo ISO 9001, aponta que o empreendimento vende serviços e produtos de qualidade, aumentando ainda mais a competitividade nesse mercado onde a concorrência é muito grande.

 

Como certificar a empresa com a ISO 9001?

Para conseguir o certificado ISO 9001, a empresa pode solicitar a qualquer órgão aprovado pelo Inmetro. Mas antes, a companhia tem que implementar as características dessa norma na empresa e possuir os documentos necessários, como:

– Possuir CNPJ;

– Acatar a legislação apropriada ao negócio;

– Detectar a circunstância da organização;

– Conhecer as partes interessadas;

– Planejar o sistema de gestão;

– Mapear os processos;

– Definir os recursos para atendimento da planificação;

– Definir a liderança;

– Métodos de operação;

– Ações corretivas;

– Apresentar qualidade em seus serviços e/ou produtos;

– Avaliação de controles internos.

O período estimado para obter a certificação, é em torno de 6 meses a 1 ano, mas esse tempo pode variar de uma empresa para outra. O setor e o número de colaboradores podem afetar e causar um processo mais rápido ou demorado.

 

 

 

Jonathas Bertaze

Olá, sou Jonathas Bertaze, estagiário de Redação na Booom Criative e estudante de jornalismo. Sou apaixonado pela profissão desde criança e sempre sonhei em trabalhar na área de marketing, cultura, esporte e arte. Hoje estou aqui realizando esse sonho, levando sempre de forma livre, solta e espontânea, mas também com muita dedicação.

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.