5 tendências do marketing digital para 2022 que você precisa conhecer – Agência de Marketing Digital em Curitiba |Booom Criative
Whatsapp

5 tendências do marketing digital para 2022 que você precisa conhecer

3 de janeiro de 2022

Quem é da área do marketing sabe que os preparativos para 2022 já começaram antes mesmo de 2021 querer dar o adeus final. Isso porque as tendências para 2022 em marketing digital estão repletas de novidades, novas estratégias, formatos diversificados de conteúdos e muito mais!

O ano de 2021 já foi bastante badalado no ramo do mkt digital. Tivemos grandes marcos, como o anúncio da plataforma Meta pelo nosso estimado Mark Zuckerberg e até a volta da contagem de curtidas no Instagram.

Com tudo isso acontecendo, uma coisa é certa: ser um profissional atuante nesse ramo é ter a necessidade de sempre estar à frente das tendências do marketing digital para 2022. As estratégias precisam ser sistematizadas para que esse novo ano seja recheado de resultados positivos e clientes satisfeitos.

Se você, assim como nós, está curioso com o que nos espera em 2022, fique conosco neste texto e confira as principais tendências desse setor. Ah! Vale anotar alguns insights que você possa vir a ter ao longo desse conteúdo, ok?

Tendências do marketing digital

Vídeos, vídeos e mais vídeos!

Ta aí um formato que veio para dominar o marketing digital. Os vídeos já foram uma forte aposta em 2021 e seguem pelo mesmo caminho, mas ganhando ainda mais potência no quesito engajamento X algoritmo.

Essa constatação pode ser feita analisando o próprio Instagram que andou investindo pesado em atualizações voltadas ao uso da ferramenta “Reels”. Recentemente, assistir a um vídeo nessa plataforma ganhou mais espaço de tela, aumentando o formato de reprodução. Você percebeu?

Uma pesquisa feita pela Mention – especializada em diferentes tipos de monitoramento – mostrou que conteúdos gravados no formato de vídeo são os que mais engajam no Instagram.

Avalie conosco alguns dados relevantes que a pesquisa apontou:

  • As postagens em vídeo geram uma média de 150 comentários;
  • Já as postagens com imagens geram uma média de 65 comentários;
  • E as postagens em carrossel geram uma média de 80 comentários.

A conclusão com isso tudo é: comece a pensar urgentemente em estratégias digitais que envolvam a produção de conteúdo em vídeo se você quiser bombar em 2022!

Aumento de parcerias com influenciadores digitais

O marketing digital já conta com o auxílio importante desses profissionais, mas em 2022 é bom eles estarem preparados, já que virão muitas campanhas de divulgação das quais eles serão parte fundamental!

O mercado já anda de olho nessas parcerias há tempo, e cada vez mais elas se mostram benéficas para ambas as partes, trazendo resultados que impressionam.

Entretanto, a tendência para 2022 será em nano influenciadores, que são aqueles com um menor número de seguidores, mas que ainda assim garantem um bom engajamento, relevância e autoridade em determinado nicho do mercado.

Relacionamento via chatbots

A inteligência desses bots é surpreendente, mas se tornará ainda melhor! Com um aumento significativo em seus repertórios, tornando a experiência mais humanizada, nós iremos nos sentir conversando com um ser humano!

Os planos são utilizá-los no marketing digital como uma forma de trazer os clientes para mais próximo da marca, dando nome, rosto e até criando uma história para proporcionar ainda mais identificação ao usuário.

Um exemplo recente, que ilustra tudo o que estamos falando, é a Rennata, a assistente virtual lançada em 2021 pelas Lojas Renner. Ela é quase que uma amiga próxima do consumidor: tem 34 anos, é gaúcha e muito inteligente!

A tendência para 2022 é de que se incorporem recursos de voz nesses chatbots, dando a impressão de estarmos, de fato, conversando com um atendente humano.

Os cookies chegam ao fim

Talvez você ainda não saiba, mas o Google já anunciou o fim do rastreamento de cookies, previsto para logo no início de 2022.

Para o marketing digital, essa notícia é péssima, pois o remarketing no Google Ads é o primeiro a ser prejudicado com isso.

Essa mudança ocorre por conta da implementação da LGPD, conscientizando os usuários da sua privacidade online. Ou seja, as empresas terão de criar estratégias e mecanismos para driblar essa falta de rastreamento e coletar dados de outra forma sobre seus leads e quem acessa o seu site.

Já sentimos cheirinho de tendências do marketing digital em 2022 por aqui!

O SEO ganhará ainda mais notoriedade

Essas técnicas ganharão mais destaque em 2022. Isso porque o tráfego orgânico é uma tendência para pequenas empresas, que só em 2020 totalizaram cerca de 3,36 milhões de novos microempreendedores, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

Com o avançar de novos recursos e ferramentas fornecidas pelo Google, uma das tendências para 2022 em marketing digital é estar na “posição zero” do ranking de sites; isto é, estar acima dos primeiros lugares, alcançando posições especiais bem no topo do site de buscas.

A briga nessa fila será grande, então, recomendamos aprimorar os seus conhecimentos de SEO ou você estará nas páginas dois, três, quatro… do Google.

A Booom Criative está por dentro das tendências do marketing digital

Se em 2020 e 2021 as mudanças no comportamento de consumo do público se tornaram uma realidade, onde o online passou a fazer parte da rotina de milhares de pessoas, em 2022 essa tendência se manterá fiel.

Pensando nisso, nós, da Booom Criative, já estamos trabalhando para poder proporcionar experiências realmente relevantes a todos os nossos clientes e aos consumidores deles.

Nós sabemos que, para inovar de verdade, é preciso constância e persistência, uma vez que o universo digital muda a todo instante.

Acompanhar esse “ritmo” é o que nos move, nos incentiva, nos faz uma referência no setor e nos leva até você.

Um novo ano repleto de trabalho, descobertas, estratégias e soluções está iniciando e, sinceramente, é muito bom ter vocês conosco lendo esse texto até o final!

Obrigada e já pode dar o play pra valer nas tendências do marketing digital para 2022!

Até breve!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.

    Prezados clientes, nossa linhas são da VIVO e no momento estão com problemas em toda a rede. Pedimos a gentileza de entrar em contato através do número (41) 99166-1034 que também é WhatsApp.

    Obrigado pela compreensão!