Whatsapp

Marketing de conteúdo: 6 motivos para investir

15 de maio de 2020

Marketing de conteúdo une posicionamento, solução e credibilidade para alcançar o futuro cliente

Você sabe o que é marketing de conteúdo e como essa estratégia pode alavancar a presença do seu negócio na internet?

Se você ainda não conhece o termo, mas costuma seguir marcas nas redes sociais, ler textos de blog ou consumir qualquer tipo de conteúdo ( vídeo, texto, áudio ou meme), marca as pessoas e já se identificou com alguma empresa a ponto de compartilhar algo, saiba que o seu negócio pode causar o mesmo efeito nas pessoas.

Segundo a Content Trends, 70% das empresas brasileiras já adotam a produção de conteúdo como parte essencial da estratégia de marketing da empresa. A mesma pesquisa também revela que investir em marketing de conteúdo pode aumentar as visualizações do site da sua empresa em até 1,3 vezes e gerar 1,4 vezes mais leads.

O conteúdo é considerado como uma moeda de troca. Seja para ensinar, solucionar um problema, trazer uma curiosidade, gerar engajamento ou mostrar que a sua empresa é autoridade em uma área, existem múltiplas possibilidades.

E-books, artigos, vídeos, webinars, conteúdo de redes sociais, folders, revistas. Todos consomem alguma mídia, certo? E se existe quem consome, há marcas que produzem e serão lembradas por isso.

Ainda com dúvidas sobre o assunto? Continue lendo e confira 6 motivos para investir em marketing de conteúdo na sua empresa!

1.Marketing de conteúdo agrega valor

Qual é o impacto que a sua empresa deseja causar no mundo? Fazer marketing de conteúdo é gerar conexões e mostrar que o seu negócio tem algo para compartilhar com as pessoas e ajudá-las, trazendo soluções para a rotina diária.

Ninguém gosta de ver anúncios e campanhas direcionadas para venda direta 24 horas por dia. Mas, as pessoas gostam de encontrar soluções e visualizar de forma prática ideias e ações que podem facilitar suas vidas.

Imagine que uma empresa é referência em construção civil, por exemplo. Ao fazer um feirão de tijolos e materiais de construção, esse negócio pode alcançar muitas pessoas e essa estratégia precisa ser anunciada.

No entanto, se o mesma loja de materiais de construção resolve abordar de que forma os materiais de construção transformaram a vida de uma cliente que economizou por anos para construir sua primeira casa, a abordagem é diferente.

Faça um exercício. Você lembra de alguma marca que marcou sua vida ou te emocionou de alguma forma em um comercial ou texto?!

É o poder do marketing de conteúdo por meio das técnicas de storytelling  (narrativa ou contação  de história, se preferir) agindo!

2.Conteúdo reforça a autoridade da sua empresa

De uma pizzaria à uma indústria que trabalha com peças de construção civil, as empresas precisam demonstrar que entendem do seu mercado para ter mais credibilidade com potenciais clientes e consumidores ativos, concorda?

Ao investir em marketing de conteúdo especializado, certamente é possível fazer isso. 

Gerar conteúdo de qualidade é algo que reforça a autoridade da sua empresa, oferta soluções para quem precisa dela e faz com sua a marca fique conhecida em determinado assunto.

Obviamente esse é um trabalho árduo, mas tudo tem um começo. Não é mesmo?!

3. Marketing de conteúdo inclui várias estratégias

O marketing de conteúdo abre um leque de estratégias para sua empresa. Ou seja, não há limites para transformar informação relevante em um formato que a persona do seu negócio está mais inclinada a consumir.

Você pode entender tudo do seu nicho de mercado, mas uma agência de marketing com um time especializado em conteúdo pode te ajudar a encontrar a estratégia que mais se encaixa no seu negócio. São possibilidades:

  • E-mail marketing;
  • Conteúdo para social mídia;
  • Artigos para blog e LinkedIn;
  • Podcast e conteúdos em vídeo;
  • Materiais ricos como e-books e webinars.

4. Você ganha tempo e canaliza a produtividade

Você é um especialista na sua área de trabalho, certo? Porém, sabemos que na vida de um  empreendedor, há muitas funções que precisam ser gerenciadas e falta tempo para dar conta de tudo.

Ao investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode construir um trabalho de sinergia e colaboração com uma agência de marketing que poderá produzir os conteúdos que você precisa, com base em um planejamento definido a partir de análises e colaboração da sua parte.

Poupe tempo e confie em quem tem expertise para te ajudar. Dessa forma,  você poderá canalizar seus esforços para resolver outras situações que também exigem dedicação.

5.  Aumenta a visibilidade nos canais de busca

Conteúdo de qualidade atrai consumidores, gera engajamento e quando as estratégias são bem utilizadas no que se refere às técnicas de SEO (mecanismos de busca do Google), o marketing de conteúdo pode atrair as pessoas que procuram pela solução que sua empresa oferece.

A internet é um universo, sem limitações geográficas. A informação que alguém compartilha hoje nas redes sociais pode alcançar públicos que nunca foram previstos pela sua empresa e a cada compartilhamento, alguém ficará conhecendo sua marca.

Visibilidade online é algo que fica muito mais interessante quando a empresa tem algo para contribuir e o marketing de conteúdo é a estratégia perfeita para isso.

6. Pode conquistar as pessoas certas, na hora certa

No marketing, o conceito da jornada de compra dos consumidores é muito utilizado para definir as ações de venda, relacionamento e oferta de valor para o possível cliente.

Vamos pensar em uma analogia simples, mas direta?  A decisão de compra é como um namoro. 

Primeiro, você precisa conhecer a pessoa, aos poucos, é possível identificar quais são as vantagens e desvantagens de manter um possível relacionamento.

Para decidir avançar no namoro, é preciso ter certeza de que aquela pessoa tem valores parecidos com os seus e que vocês possuem objetivos em comum, certo?

Durante a jornada de compra de um produto, o marketing de conteúdo pode sanar dúvidas em diferentes níveis.  Não é à toa que o conteúdo pode ser dividido em etapas como atração, consideração e conversão.

Um conteúdo de atração, geralmente é destinado para tirar dúvidas de quem pouco entende de um assunto. Na consideração, as pessoas já sabem sobre o assunto, mas procuram algo mais aprofundado. 

Já na etapa de conversão, o consumidor quer ter certeza de aquele produto é o melhor.

Independente da etapa, contar com especialistas em marketing de conteúdo é a maneira mais assertiva de gerar resultados a curto, médio e longo prazo para sua empresa.

Gostou do assunto e precisa de ajuda para oferecer conteúdos de valor ao seu cliente?  Converse com a Booom  Criative  e saiba mais!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.