Whatsapp

6 passos para reposicionamento de marca

29 de outubro de 2020

Muito provavelmente você já entrou em contato com alguma marca que, em um determinado momento, modificou a sua forma de se comunicar com o público.

Um exemplo brasileiro bem famoso é o da Havaianas, que de um chinelo branco de tiras azuis passou a ser uma das marcas de chinelo mais bem conceituadas do mercado.

Mas você já parou para pensar no porquê dessas coisas acontecerem? Pois é exatamente sobre isso que o nosso texto de hoje fala.

O reposicionamento de marca é um passo bastante ousado, porém pertinente, que existe dentro das estratégias de marketing.

Pelo fato de uma marca trazer em sua essência alguns de seus principais valores, modificar a forma de se portar no mercado pode ser um tanto quanto arriscado.

Uma mudança de comportamento de alguém já conhecido no mercado requer um planejamento estratégico muito bem amarrado, para que a empresa permaneça competitiva diante de seus concorrentes, bem como fidelizar ainda mais os seus clientes.

Além disso, um tempo de pesquisa é fundamental, para que tudo saia do jeito que precisa sair.

Confira abaixo 6 passos que vão te ajudar no reposicionamento da sua marca.

1. Entenda o momento atual

Antes de começar a modificar tudo o que envolve a sua marca, você precisa entender muito bem qual é a sua posição neste momento. Para isso, anote tudo o que envolve o seu mercado e o seu negócio. Depois, ao analisar todos os dados, mapeie as oportunidades e os desafios que a sua marca precisará enfrentar.

2. Não se esqueça dos seus valores 

Toda marca possui os seus valores e os seus objetivos. Diante disso, não deixe esses pontos de lado quando for realizar o reposicionamento da sua, para que contradições não aconteçam. Você, antes de qualquer mudança, precisa ser coerente com o que transmite ao público, para que ele continue acreditando em você e permaneça fiel.

3. Pesquise o cenário

Todo mercado possui brechas que podem (e devem) ser aproveitadas. Por isso, pesquise bastante sobre o que você está inserido, pois isso será fundamental para o seu sucesso.

Em primeiro lugar, se pergunte o que levou a sua marca a chegar onde chegou. Após isso, verifique como ela se porta diante dos concorrentes e quais aspectos que a diferencia deles. Tendo isso bem nítido em sua mente, você já pode começar a pensar em mudar o conceito que ela carrega.

4. Saiba quem é o seu público

De nada adianta você querer mudar o posicionamento da sua marca se você não souber para quem está falando. Então, investigue sobre as pessoas que compõem o seu público-alvo, pois assim como você está mudando, elas também estão. Sabendo dos seus gostos, suas preferências e o que esperam de você, fica muito mais fácil de agradá-las, pois a chance de entregar algo que converse com elas será muito maior.

5. Faça um planejamento

Para que um bom reposicionamento de marca seja feito, um bom planejamento estratégico precisa existir. Portanto, faça reuniões com a sua equipe, acumule ideias, instigue os seus colaboradores a participarem do processo. Se preferir, uma boa ideia é apresentar cases de sucesso para que todos se inspirem.

Depois, analise as informações e distribua todas em estratégias de acordo com os objetivos que precisam ser alcançados. E lembre-se: é preciso se focar tanto nos resultados, quanto no caminho para chegar até eles. 

6. Comunique

Com a mudança feita, é preciso comunicar ao mundo o que você mudou. Sendo assim, estruture bem o seu marketing de conteúdo e mostre ao seu público o porquê da mudança. Além disso, mostre também que a sua essência principal não mudou, mas apenas foi repensada para que estivesse alinhada aos valores de todos.


Depois de todas essas dicas, saber se reposicionar em um mercado bastante competitivo ficou bem mais claro, certo? E se você precisa de uma agência comprometida com bons resultados para te ajudar no processo, conte com a Booom Criative.

Entre em contato conosco e agende uma reunião. Assim, a gente conhece um pouco mais da sua história e traçamos estratégias certeiras para o sucesso!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.