Whatsapp

Como contratar uma consultoria de marketing digital

13 de maio de 2021

Aprenda como contratar uma consultoria de marketing digital

Dicas para contratar uma consultoria de marketing digital em Curitiba

O comportamento do consumidor ao longo dos anos mudou. Se o hábito era ler jornais impressos, a  noite sentar em frente a tv e consumir durante horas a programação aberta já não acontece mais. Em 20 anos a tv perdeu metade da sua audiência, e no lugar entrou a internet. Se o público agora está on line o marketing digital é uma estratégia necessária para uma empresa, independentemente do ramo, segmento ou canal de vendas, e a consultoria de marketing digital vem para ajudar a estruturar esse caminho.

Em 2020 o mundo mudou e as empresas que antes estavam acomodadas com o hábito de compra dos seus clientes indo até a loja, tiveram que se adaptar rapidamente ao novo. Sendo assim o marketing digital virou questão de sobrevivência.

Através do marketing digital as possibilidades de alcançar o cliente nunca foi tão assertiva. Mas, ainda assim, essa facilidade dentro do digital requer um conhecimento específica e uma consultoria de marketing digital pode ajudar sua empresa.

O que é uma consultoria de marketing digital?

Partimos do princípio do que é uma consultoria:  Segundo o dicionário a palavra consultoria significa: ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc. O consultor é um solucionador de problemas, e ter um especialista como esse no cenário de crise que estamos é a melhor chance para qualquer empresa.

A consultoria de marketing digital

Contratar uma consultoria de marketing digital direciona sua empresa para quais serão as melhores ações, metas e objetivos dentro do digital.

O consultor de marketing digital será responsável por realizar um diagnóstico da sua empresa completo das ações que já realizou, dos meios que sua empresa presente e dos resultados que já conseguiu (caso já tenha realizado alguma ação on-line). Se sua empresa nunca estruturou uma ação de marketing digital, o consultor analisa as oportunidades, ameaças, ponto fraco e pontos fortes da sua empresa definindo um plano de ação estratégico de resultados.

Geralmente após realizar essa etapa ele transfere a execução das atividades para a equipe da empresa ou para uma agência de marketing digital para colocar em prática.

Outro ponto importante da consultoria de marketing digital é identificar o melhor desempenho da estratégia com as ferramentas adequadas para as análises ligando o comportamento do consumidor da empresa com os meios digitais.

A Consultoria de Marketing Digital além de desenvolver todo o planejamento estratégico, pode incluir o treinamento da equipe e cursos para orientação e melhores resultados.

  

Como funciona uma consultoria de Marketing Digital?

A consultoria tem como objetivo realizar o diagnóstico dos problemas, e desenvolver as soluções que serão implantadas dentro da empresa. A consultoria é importante para empresas de todos os setores e de todos os tamanhos.

Mais de 95% das empresas no Brasil não realizam nenhuma estratégia eficiente de marketing digital, e os 5% que fazem não tem profissionais qualificados.

Quando um consultor inicia um trabalho dentro da empresa as primeiras informações que são levantas seguem a seguinte linha:

  • Levantamento do seguimento da empresa
  • Estado atual de vendas online ou a força que esse canal exerce na equipe de vendas
  • Processo da jornada de compra atual
  • Alinhamento dos objetivos da empresa
  • Apresentação do diagnóstico
  • Indicação do plano estratégico ideal para os resultados esperados

A consultoria de marketing digital pode ser presencial, on-line com reuniões ou mista. Por se tratar de uma análise on-line, muitas vezes não há necessidade da presença do profissional na empresa.

Para que porte de empresa uma consultoria de marketing digital se destina

É indiferente o tamanho de empresa. Todo o tipo de empresa pode contratar um consultor de marketing digital. Profissionais liberais, pessoas físicas (influencers), Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.

Como a consultoria é modular (no caso da Booom Criative), através da análise da necessidade do cliente é possível adaptar com a realidade de qualquer negócio.

É importante validade que não existe uma solução pronta. Cada tipo de empresa apresenta uma necessidade específica, assim como resultados esperados diferentes.

Consultoria de marketing digital para pequenas empresas

Geralmente a maior parcela de necessidade de consultoria de marketing digital se concentra em micro e pequenas empresas. Muitas vezes por não ter uma equipe completa para colocar em prática as ações, ou por ser o próprio dono da empresa que vai colocar em prática a consultoria muitas vezes é o caminho mais rápido para que a pequena empresa desenvolva um plano de ação dentro dos meios digitais.

 

Qual a Diferença entre consultoria e mentoria de marketing digital?

A mentoria de marketing digital é mais pontual dentro da dor do cliente. Geralmente é um contratado entre uma ou duas horas de reunião onde o mentor orienta as ações que devem ser realizadas conforme a expectativa do cliente. Na mentoria, você  precisa sabe fazer as perguntas certas para obter as respostas certas.

A consultoria de marketing digital, como vimos acima desenvolve um trabalho mais aprofundado que pode durar dias ou até meses de acordo com a necessidade da empresa. A consultoria você não sabe as perguntas, mas quer alguém

 

Qual é melhor: Agência, Equipe, consultoria ou curso de marketing digital?

Agência: Ideal para empresas ou pessoas que não querem ou não tem tempo para dedicar ao marketing. Também existe a questão de custos, uma agência especializada e que tem potencial de entregar resultados para sua empresa dispõe de equipes altamente especializada e experiente. Atente-se a palavra equipes! Agências de Marketing Digital que detém apenas um ou poucos profissionais e que oferecem um portfólio de serviços muito grande, geralmente não conseguem atender a expectativa do cliente. Uma agência necessita da participação do cliente para resultados.

Contratar um funcionário/equipe: Um profissional fulltime, focada na empresa. Em curto prazo pode trazer resultado, porém se sua demanda é de resultados e precisa que o mesmo desempenhe em várias áreas dentro do marketing é necessário contratar um profissional sênior e altamente especializado, logo o mesmo tem um alto valor de investimento. Caso contrate um profissional junior, com pouca experiência possivelmente não terá resultados satisfatórios e fique mais caro do que uma agência.

Consultoria de marketing digital:  Ideal para empresas que precisam diagnosticar o estado atual da sua empresa. Caso você mesmo vai executar as ações ou tem uma equipe para desenvolver.

Curso de Marketing Digital: Quer aprender para você mesmo cuidar do seu marketing, é necessário ter consciência que dá trabalho! Marketing é uma construção e leva tempo. Será necessário estudar muito, fazer testes e crescer com o tempo. A vantagem é que você tem muito mais controle, porém é necessário você ter alguém que vai cuidar das outras áreas dentro da sua empresa. O ponto positivo é que se você for contratar uma agência de marketing digital ou contratar um profissional, entender de marketing digital é fundamental para alinhar as estratégias com a equipe interna ou empresa de marketing digital.

Qual o melhor momento para contratar uma consultoria de marketing digital?

Necessariamente não existe um momento ideal para a contratação de uma consultoria de marketing digital, mas é importante validar alguns fatores.

Ter uma equipe:  Você precisa tem uma equipe comprometida e disposta a investir tempo para que os resultados aconteçam.  Quando falamos em equipe é importante mencionar que pelo menos duas a três pessoas que ficarão responsáveis por desenvolver as ações.

Estruturação: Caso ainda não tenha uma equipe, mas deseja iniciar esse processo dentro da empresa, a consultoria de marketing digital ela pode desenvolver as principais diretrizes para essa equipe e depois desenvolver mês a mês o acompanhamento e direcionamento para os resultados.

Orçamento:  Você precisa prever que além do investimento em consultoria é necessário também valores para o investimento nas plataformas e a verba propriamente dita para os anúncios.

Seguindo essas diretrizes sua empresa vai contar com uma equipe preparada, orçamento mínimo definido e claro estratégias digitais para resultado.

Quanto custa uma consultoria de marketing digital?

O valor de investimento em consultoria de marketing digital pode variar de acordo com o know-how profissional, tempo dispendido e necessidades da empresa. Para excelentes profissionais o valor inicia em torno de R$ 3.000,00 dependendo das necessidades do projeto.

Quais os benefícios para minha empresa?

Os benefícios para contratação de uma consultoria especializada em marketing digital são muitos, mas podemos destacar:

  1. Especialista em estratégias digitais para direcionar sua campanha
  2. Economia de tempo em treinar uma equipe que consiga iniciar um planejamento de resultado
  3. Ações testadas e aprovadas pelo especialista
  4. Visão de mercado e competitividade
  5. Treinamento de equipe
  6. Acompanhamento de resultados
  7. Analises das melhores possibilidades

5 dicas para não errar na hora de contratar uma consultoria

Antes de contratar uma consultoria, você precisa:

  1. Ter objetivos definidos

Contratar um consultor de marketing digital exige da empresa já ter previamente os objetivos definidos. Não adianta procurar um especialista se nem você mesmo sabe o que deseja para sua empresa. Ter em mente o que deseja alcançar facilita a escolha da melhor estratégia e aplicação de recursos.

 

  1. Pesquise a reputação

Existem muitos profissionais no mercado digital devido a necessidade latente da realidade, assim como vários preços disponíveis no mercado. Mas um profissional que realmente trará resultado tem experiência considerável tanto de tempo quanto de tipo de empresas atendidas. Alta confiabilidade  e certificações também é fator relevante.

 

  1. Observe os canais de comunicação da agência ou especialista

Empresas que não cuidam nem do seu próprio marketing, como vão cuidar do marketing da sua empresa?  Avalie as postagens dentro das redes sociais, quando foram feitas, blog e outras atualizações, além da qualidade do material postado.

 

  1. Converse com outros clientes

Procure referências de resultados. Não traga ninguém para dentro da sua empresa que não tenha um histórico de sucesso! Além de investir um valor considerável o tempo gasto e nenhum resultado são frustrantes.

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite para avaliar seu momento e definir qual é o melhor caminho a seguir para sua empresa.

Quer contratar uma consultoria? Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Se você acessou esse conteúdo, informe para nosso time e ganhe um diagnóstico gratuito feito por nossa equipe!

 

Sucesso!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.