Whatsapp

Como criar uma campanha no Google Ads?

16 de setembro de 2021

Atualmente, para quem deseja que o seu negócio seja a primeira opção no Google quando o cliente for pesquisar um serviço ou produto pela palavra-chave, é imprescindível aprender a criar uma campanha no Google Ads.

Afinal, o Google Adwords é o modelo de publicidade mais conhecido entre os anunciantes, seja diretores, gerentes e consultores de marketing. Porém, trabalhar desenvolvendo campanhas de links patrocinados não é tão simples quanto parece.

Criar uma campanha no Google Ads envolve diversas ações que precisam de maiores cuidados e, hoje, iremos lhe ensinar a como garantir uma ótima performance e resultados seja de vendas ou engajamento.

O que é e como funciona uma campanha no Google?

O Google Ads é um sistema de links patrocinados que funciona com Pagamento Por Clique (Pay Per Click) e é responsável por alcançar o público-alvo de pequenas à grandes empresas. Dessa forma, o negócio não perde tempo e dinheiro com outras “estratégias” que não conseguem captar os clientes certos.

Ou seja, você determina com que frequência quer falar, com quem falar e as condições que o público receberá os anúncios dos seus produtos ou serviços.

Essas campanhas são exibidas em redes de pesquisa, display ou vídeo e vinculados em resultados de pesquisa, banners em sites, aplicativos ou no Youtube.

Logo, o anunciante terá controle maior sob o investimento por dia, mês e por toda a campanha. Sendo que a cobrança será feita quando o anúncio receber cliques ou impressões.

Afinal, como criar uma campanha no Google Ads?

  1. Analise a concorrência

Considerada a base para começar a criar uma campanha no Google, o diagnóstico da concorrência deve ser minucioso para não deixar nada passar despercebido.

Para essa etapa, insira as palavras-chave na hora da pesquisa de serviços ou produtos e encontre as empresas bem-posicionadas na publicidade online. Após isso, note como cada concorrente trabalha com os textos ou imagens, e quais geram mais cliques e conversões para ter uma ideia do que produzir na hora de criar um anúncio de campanha no Google para o seu negócio.

Note também as extensões de anúncios utilizados, como outros links, endereço, telefones ou frases. Essas extensões são responsáveis por aumentar a visibilidade do seu site e aumentar o engajamento do público.

  1. Escolha as palavras-chave

No próprio Google Adwords você consegue encontrar as palavras-chave mais aliadas ao seu negócio. Porém, não é toda palavra escolhida que será pesquisada pelos usuários ou ela pode não ter volume de busca suficiente.

O Keyword Planner do Google Ads, conhecido também como planejador de palavras-chave, apresenta várias sugestões até mesmo aquelas se quer imaginadas. Essa ferramenta sugere alternativas mostrando o volume de busca, o custo médio e a concorrência de cada palavra-chave.

Ele também pode ser utilizado na gestão de conteúdos para blogs com técnicas SEO e para o planejamento estratégico de marketing de uma empresa. Para agilizar o trabalho que você vai ter com tudo isso, que tal conhecer os serviços da Booom Criative e agendar uma reunião conosco?

Aliás, uma dica é não usar palavras-chave duplicadas (isso faz com que os seus anúncios concorram entre si) e lembre-se de indicar palavras negativas na sua segmentação (para evitar confundir a busca do usuário).

  1. Planeje o orçamento

A quantidade do valor investido é uma das etapas mais importantes quando se trata de uma campanha no Google. Seja um baixo ou alto investimento, é possível criar ótimos anúncios, mas claro que é necessário se atentar aos menores detalhes.

Esse orçamento determinará que a publicidade fique no ar e disponível para os usuários clicarem e conhecerem seus produtos ou serviços. Sem essa análise detalhada de valores, você pode perder dinheiro e ter um desempenho ruim.

A melhor alternativa que trará uma ótima performance para o seu anúncio é confiar em uma agência e um time de mídias pagas que estão preparados para estudar afundo sobre o seu negócio.

  1. Selecione a localidade e o horário

Você quer que seu anúncio performe com bons resultados e aumente suas vendas? Escolha um local e horário para exibição adequado.

Ou seja, se o seu negócio atende apenas Curitiba no Paraná, não tem por que fazer uma campanha por todo o território nacional. Já se a sua empresa atende o Brasil todo, leve em consideração elaborar anúncios específicos para cada estado ou cidade.

Quanto aos horários, você pode deixar o anúncio rodando por 24h ou apenas em horário comercial. Tudo depende do orçamento diário e do tipo de negócio da marca.

  1. Defina estratégias para a sua campanha no Google

Caso você queira atingir as expectativas, objetivos ou metas, definir estratégias é fundamental e jamais deve criar uma campanha só porque os concorrentes fazem o mesmo.

Então, pense qual é o seu principal objetivo: engajamento, reconhecimento de marca ou vendas? Independente da meta, você terá um retorno sobre o investimento significativo. Outras questões para considerar são qual é a persona e o público-alvo, o que eles procuram, o que os concorrentes estão anunciando e oferecendo.

Para ajudar, analise quais resultados você tem hoje (por exemplo em um site, 400 visitas e 5 vendas) e as metas junto com prazos para atingir (4.000 visitas em 5 meses). Assim, ficará mais fácil de medir o desempenho do seu anúncio.

  1. Conheça os tipos de CPC

O CPC são valores reais do anúncio que você pagará por clique através de uma palavra-chave. Sendo assim, os três tipos são:

  • CPC Máximo: o máximo de valor que você está disposto a pagar
  • CPC Médio: o valor resultado da soma do valor médio dos custos por clique
  • CPC Real: o valor real a ser pago por cada clique e varia com cada anúncio

Enfim, agora que você publicou o primeiro anúncio saiba que não acabou por aqui. Você  sempre terá que refinar a campanha no Google para que tenha um desempenho cada vez melhor. O Google Adwords é uma ferramenta ótima para gerar negócios através da internet e é preciso ter atenção e cuidado na hora de planejar.

Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso blog e aproveite para navegar e conhecer os serviços que a Booom Criative pode oferecer para a sua empresa!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.