Whatsapp

3 gatilhos mentais para vender muito mais

7 de dezembro de 2020

Gatilhos Mentais. Aprenda como usar e ter sucesso em vendas

Sucesso entre vendedores estratégicos, os gatilhos mentais pode fazer a diferença entre bater ou não a meta

Normalmente, para ter um resultado bom, muitos vendedores utilizam os gatilhos mentais para conseguirem efetivar de vez uma venda. Só que tem gente que sequer sabe da existência dessas ferramentas.

Hoje em dia, existem diferentes formas de realizar uma venda no marketing digital.

Há aqueles que preferem ser mais sutis e cativar o futuro cliente por meio de conteúdos e há os que são mais favoráveis às vendas diretas.

Provavelmente, você já ouviu falar por aí sobre inbound e outbound marketing, certo?

E você sabe o que diferencia essas duas coisas? Exatamente o que relatamos no parágrafo anterior: o inbound prefere vender de maneira passiva, enquanto o outbound é mais ativo.

E se você faz parte do segundo grupo, tudo bem 一 até porque o texto de hoje é para você!

 E é por isso que trouxemos o assunto aqui para o nosso blog.

Então, preste bastante atenção no texto e boas vendas!

O que são gatilhos mentais?

Nós, seres humanos, precisamos fazer milhares de escolhas todos os dias 一 e muitas delas são feitas inconscientemente. E por que isso acontece?

Simples: imagine se toda hora nós precisássemos decidir tomar água ou não?

Ou, pior, digitar algo no computador ou não? Complicado, né?

Em situações como essa, nosso cérebro faz as escolhas por nós, filtrando aquilo que considera como ações “automáticas”. E é exatamente nessa brecha que os gatilhos mentais funcionam.

Para você que não sabe o que são os tais dos gatilhos mentais, eles são informações isoladas que provocam uma reação automática e rapidamente.

Mas é necessária muita cautela e ética na hora de colocá-los em prática, pois muitas pessoas acabam achando que a venda foi feita por meio de manipulação 一 o que não é verdade!

Algumas considerações importantes que você precisa saber

Antes de começar a praticar os gatilhos mentais, você precisa ter em mente algumas coisas.

Primeiramente, mostre ao seu lead que você é uma pessoal real tanto quanto ele. Dessa forma, eles vão saber com quem está conversando e também vão se sentir importantes 一 e, convenhamos, todo mundo gosta de se sentir importante.

Assim, além de prender a atenção da pessoa, você também garante que ela compre algo da sua empresa.

E os gatilhos mais eficazes? Quais são?

Existem inúmeros gatilhos que podem te ajudar na hora de uma venda. Mas como nós queremos que você parta logo para o “vamos ver”, selecionamos os 3 mais eficazes.

Conheça quais são:

1 – Escassez

Imagine a seguinte situação: algo é lançado no mercado, mas pouquíssimas pessoas terão acesso. Ou seja, é algo raro e muito valioso.

Segundo Daniel Kahnemann, teórico em economia comportamental, a dor da perda é mais ou menos 2 vezes maior do que o sentimento de ganho. Em outras palavras, quando você não consegue ter algo raro, você se frustra demais. Sendo assim, muito provavelmente, você vai querer ser proprietário de algo assim, certo? 

Para aplicar o gatilho mental de escassez, você pode usar como artifício os seguintes pontos:

  • Limite de unidades: divulgue que o seu produto só será comercializado para 100 pessoas, por exemplo;
  • Informação privilegiada: mostre às pessoas que só um grupo seleto terá acesso a informações incríveis e que vão mudar as suas vidas;
  • Bônus: diga que se a pessoa comprar determinado produto raro de você, ela também vai ganhar algo a mais.

Temos certeza que isso surtirá um efeito muito grande no público-alvo da comunicação.

2 – Urgência

Muito parecido com a escassez, a urgência delimita um período de tempo para que a pessoa possa aproveitar uma oferta. Na verdade, o objetivo desse gatilho mental é fazer com que a compra seja feita o mais rápido possível.

Então, para que o efeito surta da maneira esperada, especifique um cenário para que o processo seja acelerado. Um exemplo clássico é o famoso “só hoje” ou “últimos dias”.

3 – Novidade 

Quem é que não gosta de comprar algo novinho em folha? Todo mundo!

Quando alguém entra em contato com algo novo, a dopamina é liberada em nosso corpo, que nada mais é do que o neurotransmissor responsável pelo prazer. Por causa disso, você já deve imaginar o porquê de diversas empresas lançarem novidades todos os anos 一 vide a Apple e seus iPhones.

Ao utilizar desse gatilho mental, mostre aos seus leads que eles estarão mais atualizados e caminhando rumo ao sucesso.


E então? Curtiu saber um pouco mais sobre os gatilhos mentais? Pois espere para ver o que nós da Booom Criative podemos fazer para te ajudar ainda mais nesse processo.

Entre em contato com a gente e vamos conversar!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.