Whatsapp

4 erros que destroem o marketing digital da sua marca

30 de maio de 2020

Planejamento estratégico de marketing digital pode evitar erros

Investir em marketing digital é uma demanda necessária para seu negócio expandir. Uma pesquisa do CETIC revela que no Brasil, 96% dos internautas estão em alguma rede social. 

Ou seja, apesar de parecer clichê,  sua empresa precisa chegar  onde seu cliente está. Em terra de internet, quem consegue trabalhar de forma assertiva com marketing digital pode desfrutar de vários benefícios.

Amazon, Google, Nubank, Netflix, Uber. Quais dessas marcas fazem parte da sua rotina hoje? Você se lembra de alguma vez ter sido impactado por algum anúncio ou concorda que em algum momento essas empresas facilitaram sua vida?

Essas referências se destacam não só pelo marketing digital, como também pelo posicionamento de branding, SAC e relacionamento com os consumidores.

Em tempos de pandemia, o marketing digital reforça as soluções para ajudar as pessoas a resolverem problemas sem sair de casa.

Nubank e Google, por exemplo são  startups que se utilizam ainda mais das estratégias de marketing para resolver problemas das pessoas e, consequentemente, fortalecer o posicionamento da marca (que certamente será lembrado depois da crise).

No primeiro caso, é interessante destacar que o Nubank passou a investir ainda mais em atendimento humanizado nas redes sociais para atender clientes que precisam renegociar débitos por conta dos impactos econômicos.

Tudo é feito com juros reduzido e a solicitação é feita nos canais digitais.

Mas marketing digital é para grandes marcas? Não! Os micro e pequenos empreendedores — estão entre os que mais estão sofrendo com a crise já que 600 mil pequenas empresas fecharam as portas por conta  da covid-19, segundo um levantamento do Sebrae.

Independente do porte da empresa, uma coisa é certa, o marketing digital pode alavancar ou destruir sua estratégia. 

Neste momento, marcado por tantas dificuldades, todo cuidado é pouco para não gerar prejuízos para sua marca por um posicionamento equivocado e por isso, separamos 4 erros que podem destruir o marketing da sua empresa. Leia mais!

1. Não fazer planejamento de marketing digital

A afirmação pode parecer óbvia para quem trabalha com marketing na internet.  Mas talvez você, comerciante ou prestador de serviços não saiba o que é um planejamento de marketing digital e como a falta dele pode arruinar a imagem da sua empresa.

Planejamento é a base de tudo. Um cirurgião não vai fazer uma cirurgia sem antes estudar, ter o diagnóstico do paciente, prever os riscos da intervenção e preparar o paciente para as etapas seguintes e pós-operatório, certo?

Na mesma linha, um professor não pode chegar à sala de aula sem preparar o conteúdo para os alunos, um  varejista não pode abastecer seu estoque sem analisar os fornecedores, os custos e os benefícios para sua operação e assim, por diante.

Por que no  marketing seria diferente? Sem um planejamento de marketing digital, as consequências podem custar muito caro. Listamos algumas:

  • Perda de investimento financeiro;
  • Transmissão de mensagens equivocadas para seu público;
  • Investimento em ações que podem não dar retorno;
  • Desgaste da marca;
  • Ruídos nas estratégias.

2. Não conhecer seu cliente

Se você tem uma pastelaria no seu bairro (ou outro negócio nesta linha), é provável que você tenha a vantagem de conhecer a clientela de forma mais próxima.

No entanto, existem metodologias no marketing digital que podem afinar ainda mais o conhecimento dos hábitos, interesses, preferências, localização e outros fatores que vão compor o perfil do público da sua empresa.

Para trabalhar com internet, seja em marketing de conteúdo ou campanhas ADS, é preciso ir além. 

O que o seu cliente ouve no dia a dia? Quais redes sociais ele usa? Ele lê jornais online? Como essa pessoa usa o WhatsApp? O que ela costuma procurar no Google? Ela está grupos de recomendações, compra e venda no Facebook e em outras redes?

Essas perguntas são apenas uma pequena amostra do universo de possibilidades que a sua empresa precisa saber sobre o cliente.

Vale lembrar também que público-alvo é diferente de persona. Entender o público do seu empreendimento é saber se a maioria dos consumidores são homens ou mulheres, de uma certa faixa etária e que moram em um determinado lugar.

Entender quais são as dificuldades da rotina dessa pessoa, suas motivações, sua classe social  e como a sua empresa pode ajudá-la a resolver problemas é muito diferente.

Dica: Booom Criative pode te ajudar com serviços de  consultoria e planejamento!

3. Não ter objetivos definidos no marketing digital

O marketing digital muda o tempo todo e na maioria das vezes, os profissionais de marketing precisam estar ligados às tendências enquanto gerenciam a sua empresa.

Porém, existe um consenso que move tudo: a definição de objetivos e metas para que a organização tenha um planejamento mais assertivo, com ações bem direcionadas.

Não há como imaginar um cenário irreais e acreditar os resultados vão cair do céu. Imagine que você criou uma rede social hoje para sua empresa e deseja aumentar o faturamento   por meio deste canal  em 30% no primeiro mês.

Como alcançar esse objetivo? Quais são os desafios e oportunidades? A meta é irreal ou alcançável? O que é preciso investir para ter esse retorno?

Essas e outras perguntas são fundamentais para qualquer ação. E como afirma Neil Patel, um dos gurus do marketing digital da atualidade:

“A escolha inadequada da métrica pode criar percepções confusas e irreais”.

4. Não acompanhar o timing e tomar decisões no achismo

A velocidade da internet é algo surpreendente. Portanto, se a sua empresa investe em marketing digital ou pensa em contratar esse serviço, é importante certificar-se que os profissionais envolvidos possuem experiência e feeling para identificar o que faz sentido ou não.

Não contar com especialistas que se dedicam às análises de mercado e precisam estar por dentro de tudo para agregar  valor à sua marca de forma coerente é um erro terrível.

Quantas empresas tiveram suas imagens literalmente manchadas ou destruídas por campanhas de mau gosto? Pare e pense. Certamente você lembrará de alguma!

Cuidado para não mostrar uma imagem que não combina com seu negócio. Acompanhar o timing dos memes e das tendências é bom, mas será que a mensagem combina com o seu público? Fica o questionamento.

Não deixe sua empresa na mão de amadores!

 Converse com a Booom  Criative e saiba como podemos pensar em uma estratégia de marketing digital adequada para o seu negócio!

 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.