Whatsapp

Aprenda a criar o conteúdo ideal para cada rede social

15 de agosto de 2020

Cada rede social precisa de um conteúdo diferente. Aprenda como comunicar de forma eficiente

Ter uma conta em uma rede social vai muito além de apenas marcar presença. Na verdade, você precisa mostrar às pessoas que está presente – e mais do que isso, fazer com que cada uma delas não se esqueça disso.

Nesse contexto, hoje trazemos um artigo sobre um assunto muito pertinente ao mundo dos negócios: afinal, qual é o melhor conteúdo para postar em cada rede social?

Com início lá no longínquo ano de 1994, as redes sociais sempre tiveram o objetivo de fazer com que as pessoas criem algo e façam parte daquilo de maneira conjunta. É o caso do GeoCities, primeiro site com características de rede social que visava o fornecimento de recursos para que as pessoas criassem as suas próprias páginas na web.

Com o passar dos anos, mais precisamente no início dos anos 2000, a internet passou a estar presente na casa de uma parte maior da população mundial. Com isso, outras redes sociais foram surgindo, como o Fotolog, o MySpace, o Orkut, e por aí vai.

Mas você deve estar pensando: todas essas redes já acabaram, então como eu faço para ter boa presença nas que ainda estão em vigor? Calma, nós vamos responder essa pergunta. Só que antes, que tal entender o porquê de você precisar estar em diferentes redes sociais?

Primeiramente, pense na sua estratégia

Ter a sua marca presente em uma rede social torna a comunicação com os clientes muito mais rápida e eficiente. Além disso, de uns anos pra cá, diversas empresas estão humanizando a sua comunicação, isto é, estão mostrando a quem está do outro lado da tela que ali também tem um ser humano, logo o conteúdo para rede social precisa ser diferente.

Diante disso, já se tem um panorama da importância em criar uma estratégia de marketing para as redes, uma vez que cada uma possui um tipo de público, bem como de linguagem.

Além de divulgar informações sobre a sua empresa, com certeza você também quer vender e conquistar um público mais fiel, certo? Para isso, criar conteúdos que agreguem algo na vida dos clientes é imprescindível, pois eles vão gerar identificação e, posteriormente, uma ação para com o post, como curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Para entender um pouco mais sobre o poder que o conteúdo traz à sua marca, confira este artigo: Marketing de conteúdo: 6 motivos para investir.

Conheça as redes sociais em que vai atuar

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais. Na verdade, a que serve para uma empresa não necessariamente vai servir para a sua.

Pensando nisso, identifique como é o seu público e onde é que eles estão. Por exemplo: se eles estiverem em sua maioria no Facebook, não adianta você criar um Twitter e achar que todos vão migrar para lá. É preciso ter em mente que quem dita os passos da dança são eles, você apenas deve seguir.

Vamos as redes sociais

Facebook

Rede voltada à interação social, o Facebook é aquele lugar que agrada a todos. Por isso, você deve pensar em conteúdos mais leves e que gerem identificação por parte dos seguidores.

Mesmo com a mudança do público usuário, a rede continua sendo uma ferramenta poderosa para uma empresa. Então, crie postagens bem pensadas e promova discussões saudáveis. Você vai ver como o ambiente trará futuros insights para a sua marca.

Instagram

O queridinho dos últimos anos, o Instagram tem um alto teor visual. Isso quer dizer que, nessa plataforma, você precisa investir – e muito – em imagens, sejam elas estáticas ou animadas.

Para quem tem um público engajado com conteúdos multimídias, essa rede é um prato cheio, pois oferece diversos recursos, como postagens no feed e stories, além de conteúdos em forma de vídeo, sejam eles mais completos  (IGTV) ou curtos e criativos (Reels).

Leia mais: A importância do vídeo para sua empresa.

Linkedin

Focado em conexões profissionais, o LinkedIn é a plataforma perfeita para quem quer conversar de maneira B2B (business to business).

Para que seu conteúdo seja bem quisto na rede, fique sempre de olho nas tendências dos negócios, economia, novas oportunidades e por aí vai.

Telegram

Principal concorrente do WhatsApp, o Telegram se caracteriza por dois pontos principais: ele é um aplicativo de mensagens instantâneas e também permite a criação de canais específicos para distribuição de conteúdo.

Assim como nas outras redes, o seu objetivo precisa estar bem alinhado ao nicho que você quer atingir. Com isso, o seu conteúdo terá muito mais buzz entre os participantes do canal.

Twitter

Excelente para quem gosta de informações rápidas, o Twitter pode ter tudo a ver com a sua empresa caso o seu público se encaixe nesse grupo.

Portanto, divulgue o seu conteúdo em textos curtos e diretos de até 280 caracteres. Se preferir escrever algo para direcionar o leitor a outra plataforma, vale também.

Agora que você já sabe o tipo ideal de conteúdo para cada rede social, que tal tirar uma horinha da sua semana para conversar com a gente? Estamos prontos e preparados para atender a sua demanda.

E então? Vamos? Entre em contato com a gente e dê um Booom no seu conteúdo!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.