Whatsapp

5 motivos para demitir sua agência de marketing digital

17 de maio de 2021

5 motivos para você demitir sua agência de marketing digital

O que nenhuma agência nunca contou para você cliente

Se você chegou até aqui é por que possivelmente está passando pela sua mente em demitir sua agência de marketing, não é mesmo?

Demitir uma agência de marketing muitas vezes envolve uma análise de resultados e expectativas que devem ser atendidas. Devido a necessidade latente de empresas investirem em marketing digital, muitas agências de marketing surgiram no mercado. E analisar qual é a melhor, a que se enquadra dentro do seu budget disponível, a que oferece melhores oportunidades, visão estratégica, criatividade, know-how…são tantas considerações a fazer e no final, talvez você não fez a melhor escolha.

Hoje nós vamos explicar para você, quando é o momento que sua agência de marketing atual precisa ser demitida. O que fazer após, como escolher uma agência que realmente vai ajudar sua empresa a sair do estado atual, e principalmente economizar dinheiro. Afinal, uma má escolha, pode custar muito caro!

Quando devo demitir minha agência de marketing digital?

  • Quando você não tem um objetivo claro do que precisa alcançar com os serviços da agência.

É comum atender clientes aqui na agência que ao perguntarmos qual é o seu objetivo, ele simplesmente “vender mais”! Sinceramente, isso não é objetivo…no máximo um sonho muito distante de alcançar. É você como gestor da empresa que precisa passar qual é o objetivo que deseja alcançar, e para isso trabalhar metas SMART, pode ajudar você.

S-Specific (seja específico)

Não faça uma reunião com a agência de marketing e diga para o time de atendimento apenas que quer “aumentar as visitas no seu site” ou que sua marca “seja mais conhecida na sua região.

Informações como essa, fica muito difícil saber quais os esforços que a agência de marketing deve fazer para alcançar. Nada de objetivos vagos, subjetivos ou generalistas. Seja o mais específico possível!

Quer mais visitantes? Então mencione quantos, em quanto tempo.

Marca mais conhecida? Pense como vai medir isso. Mais seguidores, maior engajamento?

 

M – Measurable (defina objetivos mensuráveis)

Usar metas vagas vai dificultar a análise de resultados, então seus objetivos precisam ser medidos.

Quando você quantifica suas metas, você consegue olhar para os resultados e sabe o que falta para conseguir alcançar os resultados.

 

A – Attainable (defina objetivos atingíveis)

É muito comum os gestores ou donos de empresas desejarem um objetivo fantástico. Vendas altas, muitos acessos ao site, milhares de seguidores e tudo que o marketing digital pode oferecer. O que a maioria esquece é que o marketing digital precisa de investimento, e não é pouco. E quando não tem a verba ideal o objetivo se torna intangível e a agência de marketing, infelizmente não consegue fazer milagres.

 

R – Realistic (seja realista)

Você conhece o seu mercado? Seus concorrentes? Quanto eles investem mensalmente em estratégias de marketing? Você precisa conhecer a realidade e competitividade do seu mercado, para traçar seus objetivos.

Lembro de um cliente que chegou em nossa agência e queria abrir um e-commerce de produtos de bazar ( lojas que vendem de tudo), quando apresentamos a realidade de mercado, que para iniciar de forma competitiva na região, para chegar no mesmo patamar dos seus concorrentes que na época tinha acesso orgânico no site de mais de 50.000 acessos, o investimento inicial teria que ser entre R$10.000,00 a R$15.000,00 ele viu que a realidade era outra.

Então, seja realista!

 

T – Time-bound (defina um prazo)

Definia um prazo com sua agência de marketing digital. Com um prazo específico fica muito mais fácil definir o esforço e investimento que será necessário para alcançar seu objetivo.

 

 

Você conhece a sua realidade, o seu negócio e a sua equipe. Você sabe o que já realizaram e o que ainda podem realizar.

 

  • Quando sua agência faz apenas o básico.

 

Agências de Marketing, como falamos anteriormente, tem aos montes! E muitas, fazem apenas o básico por muitas vezes os gestores e empresários não conhecer o potencial de resultados que um marketing estratégico pode fazer pela sua empresa.

Posts e campanhas do Google, são apenas ferramentas.  O que precisa ser feito para utilizar as ferramentas é planejamento estratégico com objetivos, metas e tempo muito claro. Uma agência de marketing precisa orientar o cliente baseada em dados sobre o que fazer para alcançar os objetivos. Dar opções para que você possa realizar a melhor tomada de decisão. Sua agência envia no final do mês apenas um relatório medíocre, e não tem tempo de sentar e conversar com você? Demita!

 

  • Quando não há organização

Uma das principais habilidades de uma agência de marketing digital profissional é a organização. Se você precisa informar as datas comemorativas, se os post chegam em cima da hora, se suas solicitações se perdem no meio do caminho, imagine como sua estratégia é colocada em prática…Na verdade, nem chega a ser colocada em prática e você está perdendo dinheiro. Demita!

 

  • Quando não há uma estratégia bem definida.

A primeira coisa que uma agência de marketing precisa fazer é definir a estratégia junto com você e sua equipe comercial. Sem estratégia você não vai ver resultados. Fechou contrato e logo em seguida começou as postagens e campanhas? Não houve um briefing com a sua equipe comercial que sabe as dores do seu cliente e como chegar até ele? Passou alguns meses e não veio nada de resultado eficiente? Demita!

 

  • Quando não mencionam a necessidade de investimentos

Pense no seguinte, hoje as redes sociais para posts orgânicos chegam no máximo a 3% de alcance de toda sua base de fãs. E quando dizemos 3% é por que a página é muito boa. Um site para aparecer nas primeiras posições no orgânico precisam de investimento em estratégias de SEO a médio e longo prazo (mínimo de 6 meses de postagens de conteúdo relevante dentro do blog). E ainda não foi definido uma verba de investimento? Sinto muito, mas também não vai aparecer resultados. Não gaste dinheiro com agências que não explicam a importância em investimentos nas plataformas, ou que ainda não apresentam dados eficientes e reais com o que fazem com seu dinheiro. Demita!

 

Claro que colocamos apenas 5 motivos, mas existem muito mais! Mas o que fazer depois de demitir sua agência de marketing digital?

Bom, primeiro organize a casa!

 

1.Organize as informações

 

Organize todas as informações da sua empresa que foram coletadas no período que seu marketing estava com a empresa.

Analise tudo:

  • Engajamento
  • Postagens com maior interação
  • Acesso ao seu site
  • Melhores horários de acesso ao site
  • Quais páginas as pessoas mais entraram
  • Quais os melhores horários de postagens
  • Público impactado

  2.Faça pelo menos um curso de marketing digital

Não é para você colocar a mão na massa, mas para você entender todo o processo envolvido por trás de um marketing eficiente. Acreditamos que todo gestor ou dono de empresa precisa saber o que é e como é feito o marketing digital. Ter essas informações vai evitar você cair novamente na armadilha de agências sem resultado.

  1. Pesquise as avaliações e peça referência de clientes atendidos

Uma ótima fonte é o Google. Nas avaliações perceba se há comentários. Muitas agências são avaliadas por funcionários, parentes e amigos e claro não é a realidade do serviço prestado.

  1. Reuniões

Ao agendar uma reunião com a agência, vá preparado com todas as informações necessárias. E solicite um plano ou pelo menos um diagnóstico da sua realidade e como eles podem ajudar você a mudar o cenário. Aqui novamente, não aceite agências que já vem falando de pacote de posts! Essas, nem continue a negociação.

  1. Acompanhamento

Exija um acompanhamento minucioso da sua conta. Reuniões mensais e trimestrais de planejamento estratégico. Acompanhamento humanizado!

  1. Planejamento Estratégico

Agências especialistas em marketing digital, desenvolvem um planejamento estratégico completo, eficiente e apresentam os cenários de resultados. Vão muito além de personas e melhores horários de postagens.

Se você quer economizar dinheiro e dor de cabeça, analise nossas dicas e seus resultados e quanto antes procure os melhores meios para que sua empresa também venda mais on-line.

Basta encontrar a Agência de Marketing Digital certa! E elas existem

Quer saber como está o marketing digital da sua empresa?

Clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito!

 

 

 

 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.