Whatsapp

Inteligência Comercial para sua empresa

11 de setembro de 2019

Inteligência Comercial: Você sabe para onde quer ir com a sua empresa em 2019? Se não sabe para onde quer ir, com certeza não sabe qual o caminho tomar! E essa falta de informação vai influenciar nos seus resultados.

Quando falamos de Inteligência Comercial pensamos logo em Business Inteligence e toda a sua complexidade, mas tenho observado que pequenos,  médios empresários, e por que não arriscar, grandes empresas ainda não investem em inteligência comercial e claramente impacta nas vendas e metas a serem alcançadas.  Então hoje vamos discorrer brevemente sobre o assunto.

O que é inteligência comercial:

A inteligência Comercial tem por objetivo a produção de informação para a tomada de decisões. É a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.
A inteligência comercial permite que você faça uma prospecção de clientes mais propensos a comprar o seu produto ou serviço, e definir claramente como está sua empresa no ambiente atual.

Com base no conceito pergunto: O que sua empresa faz hoje ?

O que deve continuar fazendo? O que seus concorrentes estão fazendo? Qual o interesse do cliente seus produtos ? Quem são seus clientes? Qual é a sua vantagem competitiva? Se você não sabe como responder essas perguntas vou tentar simplificar: Qual o número de clientes atendidos em no último mês em sua totalidade (atendidos via telefone, e-mail, whatsapp, pessoalmente. Não é vendas ok?!). Através de quais canais ele chegou até sua empresa: Fachada, Google, Redes Sociais, E-mail Marketing, indicação…? Número  de vendas realizadas? Qual o produto/serviço mais vendido? Qual o produto/serviço menos vendido? Como estão os preços dos meus concorrentes? E por final a comparação com o mês de  anterior com a do ano anterior.

Com essas informações listadas já temos um inicio para você começar a ver qual o caminho a seguir e definir qual a estratégia que vai utilizar para atrair mais clientes com base nos seus resultados. Pode avaliar as opções de:

  • INBOUND MARKETING: É qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás dela Também é chamado de Marketing de Atração e possui três grandes pilares para atrair o público: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais
  • OUTBOUND MARKETING:  Pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados.
  • ALL BOUND: Que é a junção das duas para atrair novos clientes. O All Bound com base nas informações coletadas é fantástico pois pode utilizar as mais variadas ferramentas para impactar seu cliente.

Mas qual caminho tomar ?

Gosto muito da área comercial e defendo que o time de vendas é o detentor das informações mais valiosas do seu cliente, ele sabe o comportamento, a necessidade e como seu cliente compra. Conhecer seu público-alvo, conhecer os dados da sua empresa e as estratégias que vai tomar com certeza vão mudar o leme do seu barco.

Não precisa de grandes ações, precisa começar pequeno e ser constante é o que sempre digo aos clientes.

Então, vamos começar a desenvolver a inteligência comercial do seu negócio?

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.