Whatsapp

Branding: o que é por que é importante para a marca

26 de junho de 2020

Branding e posicionamento de marca: por que precisamos falar sobre isso?

Branding é o conjunto de estratégias que forma a identidade de uma marca

Brand management ou branding é a estratégia de gestão de uma marca.

Mais do que um conceito, essa metodologia é a construção da imagem da sua empresa, em aspectos que vão desde o propósito, até os valores, a identidade e o posicionamento da marca.

Para ficar mais claro, faça um exercício:  Se sua marca fosse uma pessoa, seria um senhor de 60 anos ou um jovem de 20 anos? 

É bem simples a dinâmica.: pense no Banco Santander, um senhor muito bem afeiçoado, com cabelos grisalhos, terno, relógio de marca, sério.

Agora pense no Nubank. Por acaso vem a imagem de  um jovem de uns 25 anos camiseta, calça jeans com um belo sorriso no rosto querendo te abraçar?

Outra alternativa seria: imagine que você tem uma  farmácia e tem um site para vender medicamentos pela internet. 

Quando o consumidor abre o seu site, ele consegue visualizar uma farmácia que tem credibilidade e vai resolver o problema dele? Se o cliente acessar as redes sociais da sua farmácia, ele terá a mesma imagem?

A construção de uma marca é um fator poderoso para qualquer empresa.

Neste sentido, o branding tem a ver com reputação, estratégia e alinhamento da comunicação da sua marca.

Se engana quem pensa que somente a identidade visual e logo é suficiente para definir toda a estratégia de marketing digital, já é a força do branding é mais ampla!

Quer saber mais sobre o conceito e como ele pode ser aplicado na prática? Então confira esse conteúdo preparado pela equipe da Booom Criative e saiba mais!

Afinal, o que é branding?

O branding pode ser definido como o coração das estratégias de uma determinada marca. 

Pensar no posicionamento e na gestão da imagem de uma empresa é um trabalho a longo prazo que envolve estudos, análises e atualizações constantes para que o marketing digital e outras ações de comunicação façam com que sua marca seja lembrada na mente das pessoas.

O objetivo do branding  é fazer com que o seu negócio se aproxime de quem mais importa: o cliente.

Por isso, estudiosos dessa área do marketing avaliam que a força do branding é definida por características como:

  • Estratégia;
  • Valores;
  • Relacionamento;
  • Reputação.

Em linhas gerais, o trabalho de branding definido a partir de um planejamento estratégico de marca pode construir ou destruir a imagem de uma empresa. É, a coisa é séria mesmo.

A Microsoft Corporation fez uma pesquisa que revela que 63%  das pessoas acreditam que as marcas que trazem diversidade para os anúncios são confiáveis

Outra pesquisa, a Consumer Pulse Survey revela que 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.

O que isso quer dizer? que o branding é essencial para pensar na personalidade da sua marca e nos valores que ela deseja transmitir, independente da mídia. O branding integra áreas como:

  • Atendimento ao consumidor;
  • Comunicação nas redes sociais;
  • Linguagem;
  • Identidade visual;
  • Posicionamento;
  • Integração das estratégias on e off.

Como fazer  branding e ter uma gestão de marca eficiente?

Gestão de marca  é algo sério. Portanto, o primeiro conselho para você empresário que não sabia o que era isso e deseja ter uma estratégia mais eficaz é: não deixe esse trabalho na mão de amadores. Contrate um especialista em branding!

Padronizar a sua comunicação é muito mais do que criar cores que combinam e alinhar um guia de identidade para sua marca.

Tudo precisa de análise, reflexão e o trabalho de uma gestão de marca é árduo e contínuo.

Na escala de evolução do marketing, o conceito dos 3I’s se destaca.

Na prática, significa: integridade, identidade e imagem da marca. Todos esses elementos compõem um conjunto de fatores que influenciam o posicionamento da sua empresa.

Para fazer o branding de uma marca, é preciso considerar alguns aspectos. Separamos abaixo os pilares que vão te ajudar a ter uma gestão de marca mais eficiente. Confira:

1. Branding é coerência

Para proporcionar uma experiência positiva à vida dos clientes, é preciso integrar as ações desenvolvidas não só no meio digital como na vida real. Por isso, coerência é tudo!

Se a sua marca se posiciona como uma empresa inclusiva, é preciso ter preocupação real em incluir, seja com produtos que prezam pela acessibilidade ou democratização de serviços para todas as pessoas que formam a persona da sua marca possam ter uma experiência agradável e verdadeira.

A sua marca tem um branding que é baseado na sustentabilidade?

É hora de avaliar se a sua estratégia condiz com a realidade. Não adianta nada construir uma imagem e fazer outra coisa. Fica a dica!

2. Responsabilidade sempre

O quão grave um erro de comunicação pode custar à reputação da sua marca?

De unfollow à boicote, há uma infinidade de erros que podem ser evitados quando há responsabilidade na forma de comunicar.

Em tempos de crise, é preciso ter ainda mais cuidado com isso. 

Assim como há vários exemplos positivos, como a Magazine Luiza que, recentemente foi eleita por um estudo da ESPM como a empresa com melhor imagem durante o momento atual, há quem erre feio e seja lembrado com o pior posicionamento possível — o caso da Rede Madero, no qual o dono se posicionou de uma forma que pegou mal ao falar que a crise econômica era mais grave que possíveis mortes em tempos de isolamento social.

Responsabilidade não é o que você diz que a sua empresa faz. É o que você vive!

3.Confiança

Quais são os valores inegociáveis para sua marca? Confiança é um pilar do branding.

Não há como modelar uma estratégia de branding, sem pensar nela. Há valores que são inegociáveis e que compõem a personalidade da sua marca.

Entender isso não serve apenas para saber qual é a próxima postagem da rede social da sua empresa. É algo que interfere na forma como seus colaboradores trabalham, se comunicam, atendem o público, entre outras ações.

4.Criatividade

O que o logo diz sobre sua empresa?

Quando você pensa na identidade visual que vai compor o seu cartão de visitas, seu site e seus materiais gráficos, você consegue enxergar uma marca forte e criativa?

A forma como você trabalha com a comunicação, seja por campanhas de e-mail marketing, WhatsApp ou oferta de conteúdo relevante para seu público tem uma identidade definida?

Você sabe o porquê empresas como a Coca-Cola são tão conhecidas, pelos símbolos, pelas campanhas de storytelling e peças publicitárias?

Porque além da relevância e criatividade, são marcas que alinham todos esses materiais à uma estratégia forte de branding!

Para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve. Que tal mudar?

Comunicação só faz sentido quando toca. Seja em vídeo, seja em uma peça de design gráfico, seja em texto.

O branding é a mãe de todos os sentidos.

É o que proporciona harmonia ao tom de voz da sua marca, ao que fazer o que deixar em segundo plano. A partir das breves explicações neste post, você deve ter percebido que criar uma estratégia assertiva de branding é algo muito desafiador.

Dependendo do nicho de mercado, do histórico da marca, do produto, do serviço e das personas que desejam ser alcançadas, o nível de desafio aumenta ainda mais.

Por isso, o ditado clichê que diz que para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve está mais do que certo.

Como você vai começar uma marca de sucesso hoje ou posicionar a sua em um mercado competitivo sem  planejamento estratégico, visão e valores a longo prazo?

Volte aos exercícios iniciais. Sua marca comunica o que ela faz? Ela transmite valor? De que forma?

Para te ajudar com essas e outras questões, vire o jogo e conte com quem tem experiência de marketing e inteligência comercial!

Clique aqui e converse com especialistas da Booom Criative agora mesmo!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.