Whatsapp

Vendarketing: entenda como essa estratégia pode alavancar suas vendas

22 de maio de 2020

Vendarketing, palavra que vem do inglês smarketing” e que une dois conceitos: vendas e marketing.

Mais do que um substantivo, vendarketing é uma estratégia que serve para alinhar as equipes que possuem potencial para alavancar as vendas da sua empresa. 

Infelizmente, nem todo mundo sabe disso. Uma pesquisa da Hubspot —  uma das maiores empresas de software para marketing, vendas e atendimento ao cliente no mundo — revela que 80% dos times de marketing e venda possuem uma visão negativa um do outro.

Segregação não faz sua empresa crescer e, por isso, a equipe da Booom Criative, preparou esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não perca!

O que é vendarketing?

Vendarketing é promover o alinhamento entre os profissionais de marketing e vendas que atuam dentro de uma empresa e no fundo, buscam os mesmos objetivos.

Em tese, a definição é muito simples e até mesmo autoexplicativa. Porém, na prática, existem muitos gaps que surgem a partir de falhas de comunicação dentro de uma empresa e que podem minar sua estratégia nas duas áreas.

Por isso, promover a integração entre as equipes, seja por meio de setores de desenvolvimento ou por um time com conhecimento em inteligência comercial (o caso da Booom Criative), é algo que amplia os horizontes e pode beneficiar seu negócio de inúmeras formas.

Em resumo, são objetivos do vendarketing:

  • Otimizar a operação de uma empresa;
  • Garantir convergência de informações entre a equipe comercial e a de marketing;
  • Gerar mais lucro;
  • Atrair leads (ou clientes em potencial) qualificados para a decisão de compra.

Como e por que investir em vendarketing?

Vamos imaginar a seguinte situação. Joana é proprietária de café que trabalha com produção e venda de bolos, além de cafés gourmet.

Um dia, ela se inspira e faz um produto inovador. Naturalmente, a equipe de marketing estrutura uma campanha para que a novidade chegue às pessoas.

Porém, digamos que a equipe monta o plano de ação sem consultar o time comercial e as falhas e ruídos de comunicação são percebidas pelo  consumidor.

Como é que o cliente vai levar a sério uma empresa que não se comunica entre si? Esse é o ponto de partida para seu negócio pensar em vendarketing agora mesmo!

Estruturar a integração entre essas duas áreas não é uma tarefa tão simples. Mas entender que a comunicação deve ser uma chave para as soluções e não o problema é o caminho.

Cada empresa tem suas particularidades é esse é o start para colocar as ações em prática. A Booom Criative também separou outras dicas que podem te ajudar. Confira:

1.Promova a sensibilização dos times

Você provavelmente já deve ter ouvido o ditado que diz “em time que está ganhando, não se mexe”. De fato, faz sentido  quando existe uma estruturação de equipe bem consolidada dentro de uma empresa.

Porém,  isso não é uma realidade para todas. Ainda mais se tratando de áreas tão semelhantes e complexas como vendas e marketing.

Por isso, o primeiro para aplicar o vendarketing é sensibilizar os times e demonstrar que todos fazem parte de um propósito maior.  São ideias para ajudar nesta missão:

  • Dinâmicas de integração;
  • Promoção de diálogos;
  • Incentivo às ações de comunicação-não-violenta;
  • Ações que estimulam a convivência entre as equipes.

Em resumo, em um time de sucesso, todos sabem que podem fazer parte daquilo e se identificam com uma proposta em comum.

2. Descontrua o mito da competição

Competição saudável é sempre interessante para uma empresa inovar. Porém, quando o assunto é vendarketing, é preciso que a sua empresa tenha clareza ao incentivar a união dos times.

Tanto marketing quanto vendas trabalham com metas e estão inseridos em um contexto onde gerar resultados é fundamental. Por isso, não é difícil que as pessoas confundam as coisas e se tornem concorrentes dentro da mesmo negócio, achando que precisam ser rivais.

Desconstruir essa visão, fortalecendo ações que mostram que todos podem ganhar e somar forças com habilidades diferentes é o caminho.

3. Entenda as metas do negócio

Todos precisam falar a mesma língua para um negócio fluir. O seu cliente merece a melhor experiência possível (se isso não ocorrer, ele vai procurar a concorrência) e seu time deve ter em mente que isso é o que mais importa .

Por isso, estruturar as ações de vendarketing é sinergia. Você precisa entender quais são as demandas e objetivos do seu negócio e traçar metas para que seja possível atingi-las.

Não existe marketing sem vendas.

Especialistas dos dois lados podem contribuir com as metas, dentro de suas competências técnicas e comportamentais e alinhar o discurso fortalece não só o posicionamento da empresa diante de parceiros e clientes como também ajuda na construção de uma cultura organizacional mais sólida forte e acolhedora.

Quer saber mais sobre como essa e outras estratégias podem alavancar seu negócio? Converse com os especialistas de inteligência comercial da Booom Criative!

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.