Whatsapp

Como aumentar suas vendas B2B?

10 de junho de 2021

Como aumentar suas vendas B2B?

É comum ouvir por aí que “lidar com pessoas pode ser difícil”. Mas, será que ao lidar com empresas encontramos essa mesma dificuldade?
O que muita gente esquece é que, por trás de um negócio, há seres humanos tomando decisões e lidar com vendas B2B não precisa ser difícil! O maior segredo reside no diálogo – e nós vamos detalhar esse segredo para você.

Dê uma olhada no que iremos falar:

  1. O que são vendas B2B?
  2. 7 dicas de como aumentar as vendas B2B na sua empresa
  3. Como a Booom Criative pode ajudar a aumentar as suas vendas?

O que são vendas B2B?

B2B é uma sigla que significa business to business. Em suma, isso significa que as vendas e transações comerciais são feitas entre empresas, e não com o consumidor final. O vendedor B2B, então, é a pessoa responsável por representar uma empresa no fechamento de negócios diretamente com outras organizações.

7 dicas de como aumentar as vendas B2B na sua empresa

Primeiramente, é interessante pensar nas vendas B2B (ou qualquer outra) como uma relação. Trata-se de dois lados, cada qual com seu interesse: um quer resolver um determinado problema, e o outro quer oferecer um produto ou serviço que possa resolver esse problema.
Caso tenha alguma dúvida sobre vendas no geral, vale a pena dar uma olhada neste roteiro.

Deu para entender essa parte?

Então, agora saiba quais são as dicas de ouro de como aumentar as vendas B2B na sua empresa:

Dica 1: Invista na geração de leads qualificados

Entender isso é essencial, pois você passa a se relacionar com empresas que tenham real interesse na sua oferta e que, provavelmente, não te farão perder tempo. Para isso, você deve investir na geração de leads qualificados. Mais do que entrar em contato com muitas empresas, o que vale é entrar em contato com as empresas certas.

Dica 2: Comece a “conversar” com a empresa 

Nesse sentido, são interessantes vendas B2B consultivas, a fim de compreender as reais necessidades dos seus clientes e traçar um plano de resolução. Acompanhar a empresa por meio de redes como o Linkedin também é uma opção, pois você pode ver suas conexões, o que ela curte e, assim, saber um pouco mais sobre ela.

Conquistar o lead, nas vendas B2B, não é tudo. É necessário fazer esse lead evoluir e ter sempre um “próximo passo” na manga. Isso incentiva o outro a continuar contigo.

Dica 3: Ofereça materiais e benefícios condizentes com o cliente

Outro ponto que ajuda suas vendas B2B a irem adiante é o oferecimento de follow ups condizentes com a jornada do cliente. Oferecer material promocional pode não ser o melhor a se fazer quando seu cliente B2B sequer está com a dificuldade ou problema devidamente mapeado. Saiba localizar suas vendas B2B em meio ao funil de vendas e ofereça material útil ao seu cliente, esteja ele no topo, meio ou já no fundo.

Aqui você pode se informar melhor sobre as etapas do funil de vendas.

Leve sempre algo ao seu cliente, desde informações que possam ser úteis, consultoria, um pequeno material explicativo e, quando for a hora, informações mais específicas sobre o seu produto ou serviço. Sistemas de recompensa instigam as vendas B2B, atuando por meio da mente do consumidor.

Dica 4: Avalie a quantas anda essa relação

Análises também devem ser feitas. Entender o tempo que o processo de vendas B2B costuma levar é importante, para ter paciência e conduzir a relação com seu cliente de forma sábia, bem como na hora de encerrar contato.

Sim, break ups também fazem parte do processo e é necessário saber “se desligar”. Quando todas as estratégias não se mostram suficientes, quando seu cliente para de responder aos e-mails, ou se mostra sempre indisponível e a conversa não está mais indo em frente, talvez seja o momento de encerrar aquele ciclo e investir em outras opções que estejam realmente interessadas.

Essa comunicação deve ser feita de forma polida e, apesar da quebra de contato, você deve se mostrar disponível a retomar aquele contato quando seu cliente B2B estiver mais decidido, quiser esclarecer dúvidas e questões afins.

Dica 5: Não seja apenas um produto, ofereça ajuda!   

É importante que você tenha em mente, nas suas vendas B2B, que sua atitude de oferecer ajuda será a mais valorizada. Não abandone seu objetivo de vender, mas entenda que ele será consequência de um processo que envolve outros fatores e que, sobretudo, não depende só de você.

Há clientes que talvez não tenham comprado o que você ofereceu, mas que se sentiram ajudados por você e podem te recomendar a outras pessoas ou, ainda, voltar a negociar contigo em outra oportunidade. Esses valem mais para sua venda B2B do que aqueles que, por ventura, usufruíram de seu produto ou serviço e tiveram alguma experiência negativa a ponto de nunca mais voltar.

Já diz o ditado: “é melhor perder um negócio e ganhar um amigo, que ganhar um inimigo daqui uns meses”. Contudo, como seu objetivo é justamente vender, você terá que se dar ao trabalho de ouvir o que seu potencial cliente tem a dizer ou a perguntar. Essa é uma forma de evitar os casos acima, tornando rentáveis suas vendas B2B.

Dica 6: Interaja com o seu potencial cliente 

Outro ponto é levar questionamentos ao seu potencial cliente, aos quais ele possa responder “sim”: Tudo certo até aqui? Você considera que meu produto ou serviço pode ser uma solução para o seu problema?

A somatória de afirmações positivas alimenta a sensação de “estar no caminho certo”, sem falar que a atenção que você dá a esse cliente o tornará memorável.

Dica 7: Conquiste pelo bolso e pelo psicológico

Por fim, mas não menos importante: o empresário brasileiro gosta da sensação de ter economizado.

Crie faixas de preços diferentes, com diferentes opções de pacotes. Ao oferecer um pacote supostamente mais básico, você coloca na mente do seu cliente B2B que ele fez um bom negócio, economizou dinheiro e, consequentemente, ele sairá dessa compra mais satisfeito, com seu produto/serviço e com ele mesmo!

Essas são dicas para vendas B2B mais frutíferas. Perceba que, ao longo da explicação, buscou-se equilibrar o lado de quem oferece e daquele que quer comprar, e essa busca torna a relação comercial mais saudável.

Para quem está trabalhando com vendas B2B, não é apenas o durante que importa: é importante que seu cliente se sinta satisfeito depois de fechar o negócio e esse sentimento seja duradouro, afinal, é assim que seu nome será positivamente divulgado para outras pessoas e empresas.

Ao atentar-se a esses segredos, você já estará na frente de muitos concorrentes, pois, infelizmente, esse diálogo ainda é muito subestimado e as vendas B2B acabam não sendo planejadas corretamente, ou ainda feita às pressas, gerando desgaste para ambos os lados.

Como a Booom Criative pode ajudar a aumentar a suas vendas:

A Booom Criative é uma agência de Marketing Digital que conta com mais de vinte especialistas em Planejamento Estratégico, Links  Patrocinados, Conteúdo, SEO, Gestão de Redes Sociais, Campanhas para Leads Qualificados, Unbound Marketing e Inteligência Comercial.

Trata-se da única agência do ramo em Curitiba e região a ser certificada na ISO 9001:2015, o que confere ainda mais transparência em relação aos processos e datas de entrega.
Para saber um pouquinho mais sobre nós, clique aqui 

Essas dicas foram úteis para você?

Esperamos ter te ajudado a abrir seus horizontes para alavancar suas vendas B2B. Saiba que a sua empresa pode contar com a Booom Criative!

 

Por Pedro Francisco Machado

Redator Booom Criative

 

 

 

 

 

 

 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.