Como criar campanha de marketing para o Dia dos Pais – Agência de Marketing Digital em Curitiba |Booom Criative
Whatsapp

Como criar campanha de marketing para o Dia dos Pais

5 de agosto de 2021

Dia dos pais é uma oportunidade para impulsionar as vendas do seu negócio.

As datas comemorativas, ou sazonais, são importantes não apenas para o calendário. Para o comércio, dias assim se revelam um verdadeiro oásis nas vendas e na criação de campanha de marketing.

Cada evento desses é único. Você já imaginou se ovos de páscoa estivessem à venda durante o ano todo, por exemplo? Certamente o produto ou a data se esvaziariam de significado.

Nós, da Booom, já tratamos no blog sobre o Dia dos Namorados. Hoje, viemos tratar da criação de campanha de marketing relacionada a outra data muito importante: o Dia dos Pais!

Campanha de marketing para o Dia dos Pais em meio à pandemia de Covid-19: o que 2020 nos mostrou?

É importante olharmos o histórico da data em anos anteriores, tanto nas estratégias aplicadas individualmente, quanto no cenário comercial como um todo.

Isso ajuda a traçar uma campanha de marketing mais atualizada e adequada ao contexto.

Considerando as atuais condições sanitárias, essa análise se faz ainda mais presente, já que este será o segundo Dia dos Pais em meio à pandemia de Covid-19. Vamos, então, dar uma olhada nos indicadores da data para 2020?

De acordo com a Cielo, em 2020, esta comemoração rendeu um faturamento de R$ 2,75 bilhões em compras no cartão de crédito. As compras no varejo tiveram um encolhimento de 8,8% na semana do Dia dos Pais, ao passo que o e-commerce cresceu 22% em relação a 2019.

Pedro Lippi, Gerente de Inteligência na Ciello, aponta que lojas como as de chocolate e vinho experimentaram um crescimento de 0,9% nas suas vendas para a data, superando períodos pré-pandemia.

Já os setores de cosméticos e higiene pessoal, ótica e joalheria e vestuários e acessórios apresentaram uma queda sensível.

O que o Dia dos Pais nos reserva para 2021?

Felizmente, nossa situação atual se difere um pouco da vivida em 2020.

Isso porque o número de vacinados do Brasil vem aumentando. As pessoas, desse modo, se sentem mais seguras para ir até as lojas neste ano.

Assim sendo, trazemos as dicas a seguir, para você arrasar investindo em peso numa campanha de marketing para o Dia dos Pais em 2021.

Dicas para a data em 2021

Planeje sua campanha tendo em mente o seguinte:

  1. Saiba qual tem sido a busca dos consumidores
  2. Tal pai, tal filho
  3. Seus clientes certamente têm boas histórias relacionadas a seus pais. Ouça!
  4. Clientes antigos também precisam ser cativados: nada mal criar seleções e descontos especiais!

Preparado(a)? Então, vamos lá!

1. Saiba qual tem sido a busca dos consumidores

De acordo com o Google Trends, ferramenta que aponta os termos mais populares de pesquisa, as buscas que os usuários mais têm feito para o Dia dos Pais são: “presente dia dos pais”, “presentes criativos” e termos relacionados ao “faça você mesmo”.

Uma boa ideia é incluir esses termos ou semelhantes na sua campanha de marketing para o Dia dos Pais. Assim, o seu conteúdo estará mais próximo daquilo que as pessoas estão procurando.

Porém, mais do que oferecer conteúdo, você precisa inspirar seus clientes. A grande maioria dos filhos e filhas quer fugir da tradicional gravata. Tendo isso em vista, você concorda que uma seção apenas com ideias para os pais pode ser bem interessante?

2. Tal pai, tal filho!

Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscando por variedade.

Há aquelas coisas, porém, que não saem de moda e ainda agradam os consumidores. Um exemplo disso são os presentes com a lógica do “tal pai, tal filho”, que são uma opção muito bacana!

As pessoas querem se ver naquilo que estão dando ao outro. Presentes assim, aos pares, geram essa identificação, e dão à sua marca a oportunidade de participar daquela história.

3. Seus clientes certamente têm boas histórias relacionadas a seus pais. Ouça!

Não é incomum, em dias como o dos pais, que surjam concursos reunindo histórias ou fotos a serem enviadas por seguidores. São várias possibilidades, como as mais engraçadas e as mais marcantes.

O Dia dos Pais é um dos que mais reúnem esse tipo de narrativa. Aproveite disso! Promova uma interação com seu público, que vai se divertir e se sentir ouvido enquanto interage com sua marca.

Você pode promover descontos para as histórias mais votadas, bem como outras formas de converter essa interação em vendas interessantes na sua campanha de marketing. O engajamento você já tem, certo?

4. Clientes antigos também precisam ser cativados: nada mal criar seleções e descontos especiais!

Sabe aqueles clientes que estão sumidos, ou que só aparecem de vez em quando? Datas assim podem ser uma oportunidade de retomar contato com eles!

Uma forma de fazer isso é montando uma série especial com produtos selecionados, e oferecê-los a esses clientes, por meio de uma lista. Uma estratégia que pode cair bem na sua campanha de marketing é o e-mail marketing.

Esse é um bom exemplo de segmentação do seu público, uma prática recomendada para alavancar vendas.

Além disso, você pode por em prática o gatilho da reciprocidade. Essa técnica consiste em ofertar produtos especiais com preços diferenciados e, em troca, solicitar dados de que você precise para oferecer seus produtos e serviços mais vezes para aquele cliente.

Em resumo: sua campanha de marketing para o Dia dos Pais também pode (e deve) servir para aproximar novamente aquele público distante. Quer uma oportunidade melhor que essa?

O maior segredo

No fim, o maior segredo para uma boa campanha de marketing para o Dia dos Pais ou qualquer outra data é exercitar a criatividade e ter uma visão analítica!

Oferecer produtos variados para públicos variados, trabalhar com as histórias de clientes que chegam até você, criar linhas de produtos diferenciados, além de analisar quem são seus clientes e quais conteúdos oferecer são atribuições que exigirão criatividade e análise.

Para isso, você também pode contar com a Booom Criative!

Nosso trabalho completo em marketing digital, totalmente engajado com seu negócio e suas necessidades, é tudo o que você precisa para alavancar seus resultados, reverberando até no seu caixa!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você!
Até breve!

 

Por Pedro Francisco Machado

Redator Booom Criative

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.