Como criar conteúdos no TikTok e exemplos de conteúdos
13 de fevereiro de 2022
A rede social mais queridinha do momento, TikTok, é também uma oportunidade para criar conteúdos criativos e que destaquem a sua marca e/ou serviço.
Esse aplicativo é considerado democrático, pois qualquer pessoa consegue fazer vídeos nele, especialmente por ser bastante intuitivo. Isso se reflete nos números, que apontam 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, tornando-se o app mais baixado nas lojas de aplicativos.
Uma das justificativas pelo tamanho sucesso dessa rede social é devida aos seus conteúdos, que são leves, engraçados e repletos de tutoriais simples e práticos.
Toda essa ascensão do TikTok trouxe preocupações para a sua rede social adversária, o Instagram, que correu para competir com algum recurso à altura, lançando o Reels. O próprio YouTube já está estudando novas ideias para driblar esse sucesso todo do TikTok.
Diante de tudo isso, as marcas perceberam que se o público está em massa neste aplicativo. Por que nós não estaríamos também? E foi assim que se deu início ao marketing no TikTok, uma forma de empresas explorarem todo o potencial da rede social com estratégias de marketing digital.
Por que a sua empresa precisa estar no TikTok?
Bom, pelos números você já percebeu que é fundamental que a sua empresa esteja produzindo conteúdos por lá, né? Mas, além disso, o TikTok consegue trabalhar alguns pilares importantes que geram valor para uma marca. Conheça-os:
Humanização
Ao nosso ver, esse é um dos principais pilares, visto que é quando você cria um vínculo com o seu cliente, na verdade, uma relação. Com tamanha liberdade criativa para dar o play nos seus vídeos, você pode trabalhar aqui conteúdos para um público gigante, mas sempre focando na sua persona e nos interesses dela, é claro!
Interesses
Já vamos aproveitar o embalo e falar logo disso, uma vez que nada irá engajar (ou viralizar) se os seus conteúdos postados por lá não condizem com quem está do outro lado da tela, a sua persona.
Se você ainda tem dificuldade em compreender esses termos e definir essas estratégias, recomendamos que leia esse texto, onde apresentamos alguns cursos de marketing digital em Curitiba/PR.
Conexão
Trazer o seu cliente para mais perto da sua marca é um benefício imenso que o TikTok proporciona. Com a produção de conteúdos no TikTok abordando temas mais leves, divertidos e educativos, você conseguirá “fazer o nome” dos seus serviços e produtos, mas sem vender diretamente, entende? Isso torna a relação entre compra e venda mais natural.
Como criar os primeiros conteúdos no TikTok?
Dando vida a sua marca
Para que as pessoas encontrem a sua marca, é preciso criar um nome de usuário de fácil identificação, com uma imagem no avatar que simbolize a sua empresa.
Aproveite e crie uma bio que resuma quem é a sua empresa e o que você oferece. Ah! O TikTok, diferentemente das demais redes sociais, permite que conectemos o Instagram e o YouTube no nosso perfil, o que de certa maneira auxilia a criar e fortalecer a sua identidade.
Pesquise as tendências no TikTok
O próximo passo é pesquisar o que tem feito sucesso por ali. Mas atenção, faça isso periodicamente, pois o fluxo de conteúdos e trendings no TikTok é enorme.
Para realizar essas pesquisas, é preciso voltar ao menu – que fica na parte inferior da tela. Depois, basta clicar no ícone da lupa, que se chama “Descobrir”. Ali você irá navegar por diversos conteúdos, que certamente irão lhe inspirar a produzir os seus.
Nesta parte você verá quais hashtags, desafios de marcas e muitos formatos que estão fazendo sucesso.
Utilize os recursos disponíveis, como os filtros e efeitos sonoros.
Os seus vídeos irão ficar muito mais inovadores e exclusivos quando você criar um mini roteiro, definir a música ou áudio e usar algum filtro engraçado.
Para isso, basta posicionar a câmera na direção do assunto que receberá o filtro e arrastar a tela para cima. Entre as categorias, estão as mais populares, filtros de rosto, máscara 3D, entre outros.
Seja estrategista no uso das hashtags
Conforme já aprendemos na rede social vizinha, Instagram, que as hashtags tem um forte poder sobre os nossos conteúdos postados. A escolha correta dessas hashtags determina para quem esse vídeo será distribuído. Ou seja, cuidado para não alcançar pessoas que não tem nada a ver com o seu segmento, afinal, a gente quer viralizar, mas também quer atrair potenciais clientes, né?
Você também pode usar hashtags para consumir conteúdo de assuntos específicos. Aliás, essa é uma excelente forma de você aumentar o seu repertório criativo. Para isso, basta seguir até a seção de busca e digitar a hashtag pela qual você se interessou.
Exemplos de conteúdos no TikTok
A princípio, como somos um amor (hehe), trouxemos algumas dicas e inspirações de conteúdos para vocês se inspirarem e criarem vídeos tão divertidos e criativos quanto esses. Vamos lá? Dê o play!
Faça desafios
https://vm.tiktok.com/ZM8nSJksM/
Crie tutoriais rápidos e práticos
https://vm.tiktok.com/ZM8nSJrHf/
Aposte em vídeos que abordem questões do dia a dia com um tom divertido
https://vm.tiktok.com/ZM8nBgfrb/
Mostre bastidores do seu trabalho
https://vm.tiktok.com/ZM8nBGvWA/
Abuse das estratégias e teste novos
https://vm.tiktok.com/ZM8nS1bnn/
Faça Lives
Dance e crie edições/transições criativas
https://vm.tiktok.com/ZM8nBvXo2/
Marketing no TikTok: ou você faz ou o seu concorrente fará.
A agência digital Linqia realizou uma pesquisa entre fevereiro e março de 2021 e apontou que o marketing no TikTok é o segundo canal mais popular para envolver influenciadores, deixando para trás apenas o Instagram, que ainda assume a liderança.
Enfim, se você já está convencido dessa estratégia digital, mas não tem tempo para se dedicar a mais um canal de relacionamento, fale conosco. Teremos o enorme prazer em atuar divulgando os seus serviços.
Agora, pode encerrar a leitura deste texto e ir direto baixar (ou navegar) no seu TikTok e colocar em prática tudo que mencionamos neste texto.
Até a próxima!
-
Por Booom Criative
Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.