Como criar uma estrutura de site para SEO 

28 de outubro de 2022

Definitivamente a primeira página do Google é um dos territórios mais almejados e disputados quando falamos do âmbito digital. Agora, para isso é preciso saber como criar uma estrutura de site para SEO, um dos maiores responsáveis por esse ranqueamento. 

Além disso, saber como elaborar uma estratégia eficiente também faz parte desse processo relacionado à política de divulgação em termos de marketing de busca. 

Nesse sentido, os motores de busca se tornam um dos meios de tráfego mais relevantes para sites. Por essa razão o SEO é tão fundamental. 

Em outras palavras, a estrutura de site para SEO é quem determina se um mecanismo de pesquisa vai interpretar de maneira correta tudo o que consta no seu site, bem como, a facilidade com que isso irá acontecer. 

A seguir, apresentaremos como desenvolver uma estrutura certa de site para SEO. Acompanhe! 

 

O que é a estrutura de site para SEO? 

 

De modo geral, a estrutura de um site diz respeito a como as informações são colocadas ali, assim como, a maneira com que o design delas é realizado e como as páginas se conectam entre si.  

É tão importante manter um site com uma estrutura amigável, que 73,1% das pessoas entrevistadas afirmam sair de sites com design não-responsivo, sendo que 34,6% disseram que fecham o site por conta de uma estrutura pobre de conteúdo.  

Isso comprova que, ou você adequa o seu site para SEO, ou os usuários irão para a concorrência.  

Alguns dos principais elementos que formam essa estrutura de site são: taxonomias, links internos, navegação, schema e breadcrumbs.  

 

Por que é tão importante contar com uma estrutura de site para SEO? 

 

A otimização de sites envolve não apenas questões técnicas, mas também a estratégia de marketing global e algumas ações individuais.  

Vamos imaginar que você criou uma boa estrutura de site e atraiu links de outros sites, isto é, você poderá espalhar parte desse “link juice” para outras páginas do seu site a fim de aumentar o tráfego.  

Em um site comercial, funcionaria assim: o conteúdo de valor que rendeu os cliques acima, poderá ser utilizado para melhorar a classificação das suas páginas de vendas nos motores de pesquisa, como o Google.  

Atualmente, o Google é o maior buscador do mundo, conforme o StatCounter aponta. Em julho de 2020, o Google possuía mais de 92% do Market Share Global. E, acredite, isso é bastante coisa!  

 

Conheça as vantagens de alcançar os primeiros lugares no Google 

Uma pesquisa realizada no ano de 2017 pelo Internet Marketing Ninjas, apontou que o CTR, ou conhecido também como taxa de clique, era feito na primeira página por em torno de 59,25% dos usuários. 

 

 

Nos dias atuais, passamos por algumas mudanças conforme registra a página da Advanced Web Ranking, responsável por atualizar todos os meses a faixa de CTR a nível internacional. 

Desse modo, em outubro de 2018, o CTR médio era de 28,13%. Já em outubro de 2019 esse percentual alterou para 31,42% e em junho de 2020 chegou a 32,81%, o que comprova uma tendência de aumento nas buscas mobile.  

Dados de junho de 2020 no Advanced Web Ranking 

Em resumo, a estrutura do seu site deve contar com estratégias que priorizem o SEO em busca dos primeiros resultados no Google. 

 

Conheça 2 motivos para investir em uma estrutura de site para SEO 

 

1. Experiência do Usuário 

Com uma estrutura lógica e devidamente planejada, a Experiência do Usuário é influenciada diretamente. Para isso, basta observarmos a nós mesmos, pois se tivermos uma experiência ruim em um site, certamente não voltaremos lá.  

Como resultado, os sites mais simples de navegar são aqueles que geram essa experiência positiva ao público.  

2. Evita a canibalização de palavras-chave 

Por meio de uma estrutura intencional será possível separar e organizar os conteúdos que se assemelham dentro de um site. Dessa forma, os usuários e bots de monitoramento terão uma ideia mais objetiva da intenção de cada peça.  

 

Como criar a estratégia responsável pelo SEO do seu site? 

 

Antes de qualquer coisa, tenha claro quem é o seu público-alvo. A seguir você poderá definir a persona e assim usar muitas técnicas que envolvem o marketing digital, já que esse consumidor idealizado é onde você deve concentrar as suas ações. 

Ao determinar as características da sua persona, não esqueça de traçar o momento de busca do usuário, pois somente assim será possível posicionar o conteúdo no momento mais oportuno.  

Podemos dizer que o trabalho de SEO não está relacionado ao que você quer apresentar, mas sim no tipo de problema que você quer resolver. Assim, se estiver claro qual a solução o usuário busca, ficará fácil apresentá-la de forma simples e intuitiva. 

Para isso, uma pesquisa das melhores palavras-chave deve ser seu ponto inicial, logo após identificar a sua persona.  

A ideia aqui é buscar por palavras-chave que tenham um alto potencial de conversão. Neste caso, conte com o auxílio de sites como o SemRush e Planejador do Google.  

A Booom Criative trabalha com estruturação de site para SEO 

Na prática, partir direto para a otimização é um erro, a ideia é primeiro desenhar o projeto de SEO e, em seguida, iniciar os processos de otimização da estrutura de site para SEO.  

Ou seja, não é simples e exige a presença de um profissional de SEO, além de muita pesquisa e conhecimento de técnicas. A boa notícia é que aqui na Booom Criative nós contamos com uma equipe especializada neste tipo de projeto. 

Visite o nosso site e conheça essa e outras soluções para o seu negócio decolar no digital. 

Aproveite e leia também como a Inteligência Comercial pode ajudar na sua empresa. 

Até a próxima! 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.

Booom Criative
Enviar mensagem