Whatsapp

Estratégias para integrar marketing em vendas

19 de dezembro de 2019

Integrar as equipes de marketing e vendas é um passo muito significativo para uma empresa. A falta dessa integração é prejudicial para seu negócio, podendo atrasar o aumento das vendas. Por isso, é preciso organizar as equipes para garantir o aumento da produtividade e a conquista de novos clientes.

Isso é muito importante para o ambiente digital, pois é preciso utilizar estratégias eficientes e, no momento certo. Em função disso, vamos te apresentar algumas estratégias para integrar marketing em vendas, e assim, chegar em um objetivo: ganhar mercado. Acompanhe!

Estabeleça os objetivos

Antes de iniciar qualquer estratégia, é preciso estabelecer os objetivos que deseja alcançar para o seu negócio. Nesse caso, é ideal estipular metas em comum, e que sejam complementares para as duas áreas: vendas e marketing. Por isso, isso deve ser planejado de forma que as duas equipes participem.

Estruture quais são as ações mais eficazes em termos de marketing quanto de vendas. Entenda, junto com os times, quais ações de marketing que geram resultados para o time de vendas e o que a equipe de marketing precisa do time de vendas na hora de abordar um cliente em potencial.

Definir esse objetivo em comum é essencial para garantir bons resultados nas duas áreas, e um trabalho integrado de verdade. Isso trará, como consequência, o aumento das vendas em si. Cada departamento precisa ter bem claro qual é sua função no planejamento, e assim, todos trabalham para cumprir os prazos e atingirem as metas da melhor forma possível.

Compartilhe as informações

Para integrar marketing e vendas é fundamental que seja compartilhado os dados e informações com as equipes. Uma dica é utilizar o mesmo sistema de gestão para ambos departamentos, assim todos tem acesso a mesma informação.

Essa é uma forma do time de marketing saber se um contato já está na base de clientes da empresa, para segmentá-lo de acordo com seus interesses, por exemplo. E para o vendedor saber em qual fase do funil um lead está, evitando uma abordagem comercial inadequada.

Por isso, nessa integração o marketing deve trabalhar para gerar leads e os vendedores devem utilizá-los para fazer seus contatos e vendas. Isso significa que as informações dos clientes devem estar disponíveis para as duas equipes, facilitando para todos compreenderem a jornada de cada cliente. Assim, as estratégias de comunicação e vendas vão ser cada vez mais aperfeiçoadas.

Faça um treinamento

A integração de duas equipes, de áreas diferentes, não é algo simples. E parar dar certo, é preciso atenção e dedicação. Criar um planejamento é fundamental, mas para funcionar de verdade, é necessário fazer um treinamento com as equipes.

Através disso, os funcionários vão aprender que trabalham em torno de objetivos únicos. A partir disso que eles vão começar efetivamente a trabalhar de forma conjunta.

Então, no treinamento deve ser exposto os procedimentos para que cada setor entenda seu papel na busca pelo resultado positivo para empresa. E esse esclarecimento não deve ser só uma vez, com o tempo vai ser necessário promover reuniões conjuntas para que todos fiquem cientes do que está funcionando e criar novas estratégias.

Além disso, apresente aos funcionários como essa integração ocorrerá na prática. E reforce a necessidade de cooperação entre os setores.

Agora, você já pode começar o planejamento para integrar marketing em vendas. Essas estratégias são fundamentais para que você alcance os objetivos e consiga bons resultados. Fique atento ao que aprendeu aqui e siga em frente!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre a influência do marketing nos resultados de vendas da sua empresa.

 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.