Whatsapp

Guia definitivo para Vender no WhatsApp

24 de junho de 2021

Guia Definitivo de Vendas no WhatsApp

Vender no WhatsApp? O WhatsApp vem tomando grande força em nosso país e é fundamental que você que tem uma empresa incluir dentro da suas estratégia de vendas ou relacionamento com o cliente esta ferramenta poderosa.

Vender no WhatsApp, essa é uma dúvida da maioria das empresa que desejam aumentar seu faturamento e principalmente melhorar o relacionamento com seus clientes. Para vender no WhatsApp, nossa equipe preparou um conteúdo fantástico para você colocar em prática hoje mesmo.

Mas antes de saber como vender no WhatsApp vamos as informações importantes:

Qual é o app mais acessado dentro do seu smartphone?

98% dos brasileiros que possuem smartphone com acesso à internet usam o WhatsApp diariamente, com uma média de 120 acessos diários.

Vamos combinar que o aplicativo se tornou o único canal de comunicação para muitos brasileiros, que evitam fazer as ligações normais de antigamente. Já para as empresa é um canal de vendas que poder ser explorado de diversas formas e com ótimos resultados.

Apenas 2% das mensagens recebidas deixam de ser abertas. Como consequência, o comunicador verdinho vem tomando cada vez mais o tempo que uma pessoa dedicaria a outros meios de comunicação, como telefone, Email e outras redes sociais.

O WhatsApp é uma maneira muito fácil de se comunicar com seus clientes, pois permite conversas esporádicas, claras, personalizadas e eficazes; O usuário comum está muito atento às notificações de WhatsApp.

Outro benefício é que o aplicativo permite enviar vários formatos de conteúdo como fotos, vídeos, GIFS e áudios além de outras funcionalidades exclusivas para o WhatsApp Business.

Neste ebook mostraremos, passo a passo, como tirar o máximo proveito do WhatsApp para sua empresa. Vamos disponibilizar muitas dicas e estratégias

 

O PODER DO APLICATIVO

Aqui na agência sempre levantamos o potencial de mercado dentro do planejamento estratégico de cada cliente, e assim também definimos qual é o canal ideal para tipos de produtos ou serviços. Quando fazemos esta análise levantamos o potencial desse canais e aqui você vai conferir o potencial do WhatsApp em números:

133 milhões de usuários no Brasil

O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do WhatsApp no mundo, atrás apenas da Índia.

98% dos usuários brasileiros de smartphones utilizam o WhatsApp diariamente

59% dos usuários deixam o app na sua tela inicial do smartphone

42% das empresas brasileiras realizaram vendas por apps de mensageria como WhatsApp no momento de pandemia

79%  dos brasileiros usam o app  como principal fonte de informação

65% dos brasileiros usam o app a noite, antes de dormir

45 anos é a idade das pessoas que mais usam o app

O WhatsApp vem tomando grande força em nosso país e é fundamental que você que tem uma empresa incluir dentro da suas estratégia de vendas ou relacionamento com o cliente esta ferramenta poderosa.

 

Diferença entre o Whatsapp Business e o Whatsapp comum

O que é Whatsapp Business App ?

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente direto no celular, ideal para pequenas empresas que desejam trabalhar o fluxo de atendimento dos seus clientes.

Com as mesmas funcionalidades básicas do aplicativo usado por pessoas comuns, ele vem com algumas funcionalidades que facilitam o dia a dia das empresas.

Podendo criar mensagem automatizadas, informações sobre horário, site, etiquetas além de estatísticas importantes sobre as conversas.

CRIAÇÃO DO PERFIL COMERCIAL

Saiba como explorar todo potencial do Aplicativo

O perfil comercial do WhatsApp Business é um cartão de visita com todas as informações importantes para seu cliente.

Nele é possível colocar a localização da sua empresa e aparece um mapa.

Inserir os horários de atendimento, Categoria do seu negócio, E-mail de contato, Site da empresa, Visualização das primeiras fotos do catálogo.

Vamos ver o passo a passo:

Baixe o app na loja de aplicativos. Ele se diferencia do WhatsApp comum por um B.

Você pode utilizar um número fixo, ou um número de celular já existente. Se atualmente utilizar o WhatsApp comum para sua empresa, é só fazer a transição do mesmo número.

Ao Baixar, atente-se para os principais detalhes como:

  • Nome da sua empresa, ou o nome do responsável pelo atendimento ou ainda setor.
  • Descrição: Coloque seu principal serviço e aproveite o espaço disponível para caprichar na mensagem. Vale até seu slogan
  • Categoria: Caso não tenha a sua, veja a que mais se aproxima.
  • Endereço: Para configurar o endereço, sugerimos cadastrar antes sua empresa no Google Business
  • Ajuste os horários de atendimento (importante para configuração de mensagens de ausência).
  • Seu e-mail para o atendimento ou setor referente ao número.
  • E o seu site.
  • Catálogo: Pode ser usado tanto para descrição dos serviços quanto para seus produtos.
  • Recado: Aparecerá a mensagem ao lado do seu número. O Próprio App já oferece sugestões.

Mensagem de saudação automática

Essa é uma das funções que o App Business oferece, e é muito útil.

Acesse as configurações do seu aplicativo WhatsApp Business para definir quais saudações automáticas deseja. Assim sempre que alguém enviar uma mensagem para você, a resposta será enviada automaticamente conforme suas configurações.

Mensagens de Ausência

Conforme configurou o horário de atendimento o aplicativo enviará a mensagem para as pessoas que entrarem em contato fora do horário determinado. Nessa mensagem, vale ser simpático, e informar seu cliente dos horários de atendimento.

As mensagens de ausência no Whatsapp vão ajudam você a:

  • Responder automaticamente o cliente;
  • Dar um feedback automático para o cliente, definindo expectativas;
  • Informar o horário de funcionamento da empresa.

Exemplo: Olá! Aqui é o Adriele, gestora de planejamento da Booom, nesse exato  momento não estamos disponíveis. Nosso horário de funcionamento é das 09h00 às 18h00, porém não se preocupe, responderei sua mensagem no máximo em 1 dia útil.

Mensagem de Saudação

Aqui a sua atenção é muito importante.

A resposta depende da persona com que você for manter contato, a linguagem da empresa, o setor  que o cliente está entrando em contato e principalmente a expectativa que você quer.

O ideal é fazer testes para analisar qual é a abordagem ideal.

As mensagens podem ter os seguintes objetivos:

  1. Saudação simples com informação da empresa;
  2. Saudação com tempo de espera para atendimento;
  3. Saudação solicitando dados ou número de protocolo;
  4. Saudação solicitando documentos necessários para o atendimento;
  5. Saudação especificando outros canais da empresa;

Respostas Rápidas

Pouco conhecida entre os usuários desse aplicativo, ele é muito útil quando as perguntas são geralmente as mesmas.

Com as respostas rápidas, você pode criar atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como GIFs, fotos e vídeos, que você envia com mais frequência.

Você pode usar emojis tanto nos atalhos quanto nas respostas rápidas. Não é possível enviar arquivos de mídia quando você usa WhatsApp Business no WhatsApp Web/Computador, porém você pode enviar respostas rápidas que contêm somente texto.

Etiquetas

Outra ferramenta fantástica que nós somos fãs!

As etiquetas ajudam você a organizar seus clientes  e suas conversas.

As etiquetas dentro do app já vem pré definidas, mas você pode editar a descrição e ainda incluir mais opções.

Para cada cliente que entrar em contato, insira uma etiqueta. E posteriormente você pode inclusive enviar através de lista de transmissão a sua comunicação.

Se na sua empresa tem apenas 1 número mas vários atendentes, para cada atendente você pode nomear uma etiqueta.

Também pode definir as etiquetas por interesse dos clientes, produtos ou ainda canais que entraram em contato.

Link curto

Gostamos do link curto pela facilidade de compartilhar seu número para clientes ou ainda postagens dentro das redes sociais e outros locais.

Para gerar esse link é muito fácil e ainda pode enviar via código QR.

Aplicações

Dentro do Facebook e Instagram você também pode configurar o botão de contato via WhatsApp, sugiro revisar as configurações de suas páginas comerciais para agilizar o contato com seu cliente.

Dentro do Google Business, também é possível configurar essa informação para seu cliente entrar em contato.

Outra dica é criar um botão de WhatsApp dentro do seu site para facilitar o contato. Como vimos nos números, os usuários aqui no Brasil são ávidos, e querem a melhor conexão com a sua marca em diferentes canais.

 

10 DICAS DE VENDAS PARA O WHATSAPP

Agora que já aprendemos a configurar o WhatsApp Business e analisamos todas as suas funcionalidades é hora de começar a estruturar suas vendas, não é mesmo?

  1. Treine sua equipe de vendas e atendimento.

A maneira como atende seu cliente é a primeira imagem que vai ter de sua empresa. Oriente sua equipe de como deseja que seu cliente seja atendido. Sugiro inclusive desenvolver um pequeno manual.

Informe se pode enviar áudios, vídeos e fotos. Como deseja que cada item desse seja enviado para seu cliente.

Oriente o cuidado com o português. Por mais “informal” que essa plataforma pareça, ter uma correta escrita é o mínimo esperado de uma empresa.

  1. Use o Status do WhatsApp

Essa funcionalidade é muito útil para empresas. Aqui você pode comunicar seu cliente de avisos, novidades, promoções de maneira indireta. Ou seja, sem ficar enviando mensagem toda hora e acabar com seu número bloqueado pelo cliente.

  1. Função Catálogo

Essa função como já vimos é muito útil, pois consegue especificar seu produto ou serviço e ainda inserir fotos. Atenção! Capriche nas fotos ok? E mantenha atualizado.

  1. Material de apoio

Prepare um vídeo ou fotos antecipadamente. O vídeo precisa ser curto, explicando sobre seu produto ou serviço ( Benefícios), ou uma apresentação pronta em PDF.

Áudios somente se o contato te der abertura para isso (ou seja, ele enviar primeiro). Afinal, nem todo mundo gosta de receber áudios.

 

Portanto, evite criar esse clima com o seu possível cliente e, caso tenha essa abertura, mande áudios mais objetivos possíveis – é um áudio, não um podcast.

  1. Listas de Transmissão

Para criar uma lista de transmissão você precisa ter o cliente adicionado na agenda do celular e seu cliente também precisa ter seu número na agenda dele.

A lista de transmissão pode ter até 260 contatos, você pode criar várias listas mas com no máximo esse número.

  1. Ação de Cadastro

Crie uma ação nas suas redes sociais para seus seguidores ou clientes adicionarem seu número na agenda e enviar uma mensagem. Somente quem enviar a mensagem estará concorrendo ao prêmio.

Cada cliente que entrar em contato, cadastre na sua agenda e utilize a etiqueta PROMOÇÃO. Com essa ação, você enviar uma lista de transmissão segura de ações promocionais ou conteúdo para seus clientes posteriormente.

  1. Crie duas Listas

Crie uma lista para quem já comprou ou compra de você, e uma lista para possíveis clientes. Para cada lista desenvolva uma abordagem ou conteúdo diferente e envia semanalmente ou a cada 15 dias, seja com promoções ou informações relevantes para essas listas, mas cada uma pensada na abordagem para o tipo de público que vai comunicar.

  1. Faça anúncios nas redes sociais

Anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram) possibilitam o  contato direto através do WhatsApp Business. Com um ótimo anúncio e uma imagem atraente você pode fazer o contato imediato com o seu cliente tirando todas as dúvidas e finalizar sua venda.

  1. Grupos de discussão

Crie um grupo de discussão ou dicas sobre o seu mercado com clientes que tem interesse sobre sua empresa. Nesse grupo é importante não deixar os participantes comentarem. Essa regra deve ser informada na mesma hora que o cliente desejar entrar em seu grupo. Aproveite para nutrir esse cliente sobre novidades do setor, diferenciais da sua empresa, dicas e informações relevantes.

  1. Clube exclusivo de vantagens

Criar um clube exclusivo para vantagens é uma excelente proposta. Diferente do grupo de discussão o Clube de Vantagens tem o objetivo de oferecer desconto, promoções, novidades que da sua empresa.  Quem participa desse grupo seleto tem a sensação de exclusividade, então explore essa ideia para encontros e vantagens diferenciadas. Mas não esqueça  da regra de ouro: Sem comentários no grupo dos participantes. Utilize apenas como um meio de comunicação rápido e eficiente para seus clientes.

 

BÔNUS: 6 Técnicas de vendas para utilizar quando cliente te ignora

 

Como você baixou nosso e-book já deve saber que a Booom Criative não é apenas uma agência de marketing digital, mas também trabalha com inteligência comercial. Assim aplicamos em nossos clientes estratégias que aumentam as vendas além de levar leads/clientes qualificados para suas empresas.

Com base em nossa expertise, esse bônus foi idealizado com muito carinho.

Compartilhe com sua equipe!

 

  1. Trilha da Conversa

Frequência: Enviou à mensagem o cliente visualizou e não retornou a mensagem?

Como estava antes desse bloqueio? Havia uma comunicação fluída?

Muitas vezes o cliente tem um “delay” nas respostas, de horas ou até mesmo 1 dia atrasando a continuidade.

Interesse: Havia várias perguntas antes dessa pausa? Foi após o envio dos valores?

Muitas vezes se não foi validado o valor e a expectativa do cliente nesse momento ele pode deixar de responder pois não está dentro do ICP (Ideal Customer Profile).

  1. Rotina do cliente

Descobrir qual é a rotina do cliente também é um fator importante. Talvez no dia do contato o cliente estava de folga ou horário fora do expediente. Como ele não comunicou o melhor horário para conversar, obviamente ele vai demorar a retornar suas mensagens.

Pergunte se tem algum horário que ele pode falar melhor. Valide antes a rotina, se tem trabalho ou horários específicos e como ele prefere conversar.

  1. Procure terminar suas mensagens com uma pergunta

Finalizar suas mensagens com uma pergunta cria um vinculo com o cliente e uma necessidade de resposta.

A pergunta é como com CTA ( Call to Action) uma chamada para ação. A cada momento que explicar algo, finalize com: “ Ficou alguma dúvida?”.

  1. Pergunta e emoji.

Fez uma pergunta e o cliente não respondeu?

No app vai em responder e insira um emoji. Pode ser o da mãozinha levantada ou do dedinho apontando para cima.

O emoji tem como missão representar de forma mais humanizada as expressões ou necessidades através da comunicação on-line. Então utilize, mas cuidado para não passar dos limites.

  1. Cadência de Finalização

Ter um fluxo de tentativas de contato, faz com que o sentimento de contatos “em pendência” seja menor.

Desenhe um fluxo onde por exemplo,  se houve 3 tentativas de contato e o cliente não responder, finalize ele imediatamente. Dessa forma você consegue colocar seu foco em clientes que realmente tem maior potencial de vendas.

Ficaria assim:

1º Contato sem retorno: Enviar o emoji | Esperar 1 dias

2º Contato sem retorno: Enviar uma nova pergunta | Esperar 2 dias

3º Contato sem retorno: Enviar novamente emoji| Esperar 1 dia

Finalize com: Paulo, tentei por 3 vezes contato sem sucesso. Estou finalizando nosso contato. Caso precise, lembre-se estarei aqui para lhe atender.

Não consigo manter preço e formas de pagamento, mas caso tenha interesse posteriormente revejo sua proposta, atualizo os preços e damos continuidade.

Tenha um ótimo dia!

  1. Saber a hora de parar!

Tentou várias vezes, o cliente não retornou, faz de conta que você não existe?

Finalize com a mensagem a cima de como cliente perdido. Sei que dói…mas é um mal necessário. É muito importante você considerar seu fluxo e o cliente também entender que seu tempo é precioso. Se ele não tem mais interesse, porém não quer finalizar a conversa, você finaliza! E acredite, após o envio dessa mensagem cerca de 60% dos clientes retomam a negociação.

 

CONCLUSÃO

Esperamos que, após a leitura deste conteúdo, você tenha as informações necessárias para começar uma estratégia de vendas de sucesso no WhatsApp. Se usada da maneira certa, essa é uma ferramenta valiosa para fazer negócios!

Além dessas dicas, você também pode utilizar o WhatsApp como estratégias de vendas com anúncios pagos.

 

 

 

 

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.