Marketing de Conversação: tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia tão potente
31 de agosto de 2022
O marketing de conversação é uma potente estratégia para a geração de processos de venda, leads, suporte ao cliente e atendimento.
Mas, a realidade é que o mundo vive em uma constante evolução, onde o comportamento humano passa por essa transformação, fazendo com que as empresas se tornem mais competitivas e, consequentemente, se adaptem às novas necessidades desse público.
Nesse sentido, no marketing de conversação, as empresas passam a usar os aplicativos como mensagens diretas pelo Instagram, WhatsApp ou Facebook Messenger para se conectar com clientes potenciais, os chamados leads.
Isso porque segundo dados da pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios brasileiros (TIC Domicílios) de 2021, apontou que 82% dos domicílios possuem acesso à internet.
O que significa que essa comunicação via aplicativos do celular é eficiente e abrange muitas pessoas.
Com números expressivos como esse, a maturidade do mercado de serviços de mensagens, se eleva a outro patamar, pois tem atraído o interesse de diversas empresas, deixando de ficar apenas no bate-papo entre amigos e familiares.
Outro dado que chama a atenção vem do We Are Social e Hootsuite, onde 46,7% dos brasileiros dizem que acessam aplicativos de mensagens para encontrar produtos para comprar.
Além disso, outro termo muito buscado, de acordo com a pesquisa, é o “Procurar atividades para fazer” que ocupa a quinta colocação no ranking com 44,5%.
Portanto, o que se percebe é que cada vez mais os usuários passam a usar aplicativos de mensagens para buscar informações e oportunidades de compra.
Se você é empresário e ainda não faz uso de mais essa vertente do marketing, é hora de conhecer mais sobre o marketing de conversação e tudo que ele pode fazer pelo seu negócio. Acompanhe!
O que é o marketing de conversação?
À primeira vista esse nome nos remete a um marketing de conversa, mas esse conceito é muito mais abrangente.
A verdade é que o marketing conversacional é definido como uma interação direta com um grupo alvo ou cliente.
Ele tem como intuito criar uma relação mais próxima com os consumidores, e a maneira com que ele realiza isso é através de conversas em tempo real e personalizadas.
Como resultado, os clientes podem tirar suas dúvidas diretamente com a empresa, deixando de lado os chatbots tornando esse atendimento mais humanizado, visto que será feito por uma pessoa real.
Agora, se você está pensando que o marketing de conversação é semelhante ao comércio conversacional, você está enganado!
Isso porque o marketing de conversação é muito mais sobre posicionamento da marca, conscientização e atenção.
Em outras palavras, essa experiência proporciona vínculos mais próximos e pessoais entre o cliente e a empresa. Aliás, esse é o ponto-chave do marketing de conversação.
Dessa forma, todas as campanhas que fazem uso do marketing de conversação, sempre contam com algo em comum: elas auxiliam a empresa no posicionamento de marca como “facilitadoras”, ou seja, fornecem um relacionamento autêntico com valor real por meio do diálogo.
Pontos importantes a serem pensados ao elaborar uma estratégia de marketing de conversação
Antes de tudo, tenha em mente que não adianta se empolgar com essas ideias todas, sem antes analisar o que é preciso para colocar em prática de maneira eficiente tudo isso.
Considere os seguintes pontos:
- Tempo: seja ágil e assertivo nesse marketing de conversação, pois os clientes esperam um atendimento em tempo real;
- Personalização: a exclusividade é um dos principais fatores aqui, dado que os consumidores esperam uma interação mais pessoal com a sua marca;
- Tecnologia: ao incorporar ferramentas de análise de dados e automação, você irá fornecer informações mais completas, assim como, mais ágeis.
Aprenda a como aplicar o marketing de conversação
Aqui listamos algumas dicas breves de como dar esse pontapé inicial no seu marketing conversacional:
Invista em um atendimento humanizado e personalizado
É fato: todo mundo gosta de se sentir exclusivo! Portanto, foque todo o seu atendimento em humanização. Contudo, é preciso conhecer a fundo o seu cliente e isso pode acontecer de duas formas:
- fazendo pesquisas com perguntas diretas;
- por meio de um software que coleta e interpreta essas informações.
Escolha trabalhar com mensagens ao invés de formulários eletrônicos
Não há mais espaço para os formulários no marketing de conversação.
Os chatbots são uma opção ativa 24h por dia, isto significa, atendimento a todo instante. Assim, essa é uma excelente maneira de manter-se próximo ao seu consumidor, sanando dúvidas e demais questões.
Mas, vale a dica de que esse chatbot deve conhecer profundamente o seu público, pois dessa maneira as respostas ficam mais intuitivas.
Conte com um atendimento ágil nos canais de comunicação
Sem dúvidas, um dos pilares do marketing de conversação é o atendimento ágil.
Para isso, invista em:
- chats online;
- assistentes virtuais;
- chatbots.
Tenha interfaces amigáveis
A experiência do usuário é mais uma vez destaque aqui, já que é por meio dela que os clientes navegam e interagem.
Ao mesmo tempo, é essencial saber exatamente o que eles buscam, para que você possa entregar essa solução através dos seus canais.
A Booom Criative é especialista em marketing de conversação
Isso tudo é realmente importante? Bom, há alguns anos atrás o marketing se comportava diferente. Toda essa comunicação era unidirecional, isto é, os clientes passavam a ter acesso às publicidades e propagandas como uma enxurrada de informações.
Para a época fazia efeito, mas hoje não mais. É preciso se adequar, se conectar e, especialmente compartilhar uma experiência personalizada onde a empresa explora diálogos individuais com seus leads.
Se você chegou até aqui, já sabe o que é e qual o papel de extrema relevância que o marketing de conversação possui; além disso, ainda aprendeu como usar essa estratégia poderosa nos seus negócios.
Então, que tal colocá-lo em prática no seu atendimento ao cliente? Nós podemos ajudar você nessa missão. É só entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas!
Por fim, você vê a sua empresa implementando o marketing de conversação? Conta pra gente nos comentários!
Até a próxima!
-
Por Booom Criative
Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.