Storytelling: a arte de contar história no marketing
13 de fevereiro de 2022
O grande segredo é desenvolver a técnica de contar histórias, o famoso “storytelling”.
Uma coisa é fato: você pode ter as melhores ideias, mas se não souber como transmiti-las, não servirão para nada, afinal, elas não chegarão à sua audiência.
Muitos autores consagrados tiveram que exercitar, e muito, essa prática, afinal de contas, ninguém nasce bom o suficiente em algo, sempre temos o que aprimorar e desenvolver. Portanto, não desista!
É tudo uma questão de encontrar a sua voz.
Atualmente, se faz mais do que necessário aprender sobre storytelling, principalmente diante do “booom” de informações às quais somos expostos todos os dias. DESTAQUE-SE!
Não seja somente mais uma pessoa na internet divulgando serviços. Faça do seu jeito, mas conte histórias, elas são só suas e isso te torna inconfundível e único nesse mundo virtual.
Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre storytelling para empresas, pois é essa palavrinha aí que vai te ajudar a dar voz aos seus serviços e marca. Então, quer aprender? Fique com a gente neste texto!
O que é storytelling?
Bem resumidamente, storytelling é a arte de contar boas histórias. Pareceu simples para você? E pode ser mesmo! Mas nesse caso será preciso ser relevante, prender a atenção da sua audiência e tornar-se quase que inesquecível. Continua achando simples agora?
Uma narrativa bem desenvolvida com começo, meio e um final específico, é o escopo básico para dar o pontapé inicial aos seus textos. O que importa é ser relevante em torno de um produto/serviço, agregando mais valor à ele.
O principal objetivo com tudo isso é despertar emoções e ações com o seu público. Dessa maneira, cria-se um relacionamento, retém a atenção e o impactamos positivamente.
Quer um bom exemplo prático de campanhas que adotam storytelling? As campanhas da Coca-Cola! Da próxima vez em que você assistir a um comercial deles, observe que há sempre uma história relacionada à família, amigos, comemorações e ao amor. Já o produto, que é o elemento principal, deixa de ser principal, visto que o foco está nos valores que a marca quer propagar entre os seus consumidores.
Qual a importância do storytelling?
Como dissemos anteriormente, quando você conta uma narrativa, ela passa a ser só sua.
Você cria um senso de exclusividade com um conteúdo que, mesmo que seja de conhecimento geral, terá um destaque especial, pois são as suas palavras contadas ali.
Ao contar uma história, nós despertamos gatilhos mentais em quem está lendo e/ou ouvindo. Esse é um processo importante do marketing, sendo ele uma influência direta nas tomadas de decisões das pessoas.
Com isso, podemos, sim, dizer que o storytelling para empresas é uma ferramenta de persuasão, afinal, ela induz ações, que muitas vezes são as tão esperadas vendas!
Conheça os elementos principais de um bom storytelling:
- Visual;
- Fazer uso de diálogos reais;
- Contar com um personagem principal inspirado na sua persona;
- Despertar emoções;
- Criação de um conflito/problema a ser resolvido e que retenha a atenção do seu público até o final da narrativa.
O que faz essa estratégia ser tão eficiente?
Todos nós somos consumidores, então nada melhor do que observar a nós mesmos, não é?
Sempre que identificamos uma história (boa), automaticamente o gatilho mental da curiosidade é ativado, e, assim, logo queremos saber, ver e ler mais. Além disso, quando há um bom storytelling, ele jamais sairá da nossa memória, inclusive servirá de referência e inspiração para diversos setores da nossa vida.
Experimente lembrar dos comerciais de margarinas dos anos 90. Eles contavam histórias de famílias felizes, reunidas em volta da mesa, em cafés da manhã deliciosos. Até hoje, essa com certeza é uma referência de família feliz em um domingo de manhã, que você tem e, possivelmente, gostaria de viver.
Deu para ilustrar bem como tudo isso age na nossa mente? É impressionante, né?
Tudo isso para dizer que o seu cliente quer muito mais do que o produto que você está oferecendo, ele quer se conectar, se relacionar e se sentir próximo de você. Então, por que não investir em boas práticas de storytelling para empresas? O resultado será certamente positivo!
Aprenda 4 dicas para criar uma narrativa excepcional:
- Conheça o seu público-alvo, em especial a sua persona.
Sem saber quem é a sua persona, você irá falar com todo mundo e, na verdade, não vai falar para ninguém. Quanto mais assertiva a sua persona for, mais eficiente será sua narrativa.
- Crie uma história que vá ao encontro dessa persona
Se o seu segmento for mais jovem, use termos mais divertidos nesse discurso. Agora, se a sua persona for mais séria e direta, seja mais objetivo, foque em resultados e apresente soluções.
- Provoque emoções
Se você conhece a sua persona, você saberá exatamente como tocar o coração dela. A regra aqui é apostar em temas e personagens convincentes para engajar os seus leads.
- Use toda a sua criatividade
Nós, como bons leitores, adoramos ser surpreendidos, certo? Por essa razão, textos que usam recursos narrativos como plot twists (viradas na trama) e quebras de expectativas saem na frente ganhando destaques. Ou seja, use essas técnicas nas suas abordagens!
Como a Booom Criative aplica storytelling?
Nós temos um segredinho, mas vamos dividir com vocês, pois ver os nossos clientes crescerem nos torna ainda mais confiantes de que estamos fazendo a diferença. Então, anotem!
Na hora de montar o seu storytelling, use junto a ele alguma estratégia de marketing digital. A fórmula é: história + estratégia = bons resultados! Confira aqui um texto onde ensinamos a usar uma estratégia eficiente de vendas, o Google Ads.
Quer mais dicas como essa? Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais: Instagram e Facebook. Sempre postamos novidades do mercado e tendências importantes no mundo digital!
-
Por Booom Criative
Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.