Whatsapp

Como usar o Instagram para negócios e vender mais

11 de maio de 2021

Instagram. Como usar para negócios e vender mais

Post indicado para perfil Instagram para negócios

O Instagram tornou-se uma das maiores e principais redes sociais do mundo e saber como usar para negócios e vender mais é o que todas as empresa desejam. O Instagram perde apenas para o Facebook que tem mais de 2 bilhões de usuários, mas com certeza essa rede social gera muito mais interações com as marcas, o que nos mostra como pode ser estratégico dentro do marketing digital.

 

É importante mencionar que cada rede social tem sua maneira de comunicar e identificar com seu público, um erro é compartilhar o mesmo conteúdo nas redes sociais e no mesmo horário. É mais fácil, porém não melhora seus resultados. O Instagram é uma plataforma completa para sua empresa fazer negócios.

 

No caso do Instagram seu principal propósito é engajar os seguidores por meio de vídeos e fotos. E quem utiliza o Instagram sabe que novidades não param de chegar!

Então acompanhe esse conteúdo e aprenda as melhores dicas para criar um perfil de negócios e vender mais!

 

Por que usar o Instagram para Negócios?

 

Os usuários do aplicativo acessam a plataforma para buscar inspiração, descobrir novas coisas, comunicar e com certeza inclui a busca por marcas e empresas como a sua.

 

Segunda a própria plataforma eles possuem mais de 1 bilhão de contas em todo o mundo que utilizam o aplicativo todos os meses.

90% das pessoas no Instagram seguem empresas e marcas

84% das pessoas mencionam encontrar novos produtos pelo Instagram

2 a cada 3 visitas no perfil das empresas são de pessoas que ainda não seguem a empresa.

 

Como criar um perfil para empresa

 

Se você configurar uma conta empresarial do Instagram, pode oferecer às pessoas mais informações sobre os seus produtos, serviços ou empresa.

Siga as etapas a baixo:

Etapa 1: baixe e inicie o aplicativo

Baixe o aplicativo do Instagram para iOS na App Store, para Android na Google Play Store ou para Windows Phone na Windows Phone Store. Depois de instalar o aplicativo no celular, toque no ícone para abri-lo.

Etapa 2: diga quem você é

Toque em Cadastre-se, digite o seu endereço de email e toque em Avançar ou toque em Entrar com o Facebook para se cadastrar com a conta do Facebook.

Etapa 3: configure uma conta empresarial gratuita

No aplicativo, procure Configurações, role a tela para baixo até Mudar para conta profissional e escolha Empresa. Depois que você tiver uma conta empresarial, será possível adicionar as informações comerciais pertinentes, como email, endereço ou telefone.

Etapa 4: publique e siga usuários

Publique conteúdo que você deseja que os seus seguidores em potencial vejam usando hashtags relevantes e siga contas semelhantes.

Etapa 5: obtenha um plano personalizado

Confira instruções passo a passo sobre como configurar a conta empresarial e aumente a sua comunidade de seguidores.

 

Agora é hora de explorar os recursos da sua conta empresarial

 

Quando você tem uma conta empresas no Instagram, você pode adicionar informações para que sua audiência entre em contato, obter informações relevantes das suas publicações, stories e seguidores. Além de anunciar seus produtos e serviços e alcançar mais pessoas que são seu público alvo

 

Veja o que é possível fazer com uma conta empresarial:

 

  • Em tempo real você métricas sobre o desempenho de tudo que fizer dentro da plataforma ao longo do dia..
  • As informações são detalhadas sobre seus seguidores e como eles interagem com publicações e stories.
  • Você disponibiliza com maior facilidade as informações da sua empresa como e-mail, localização e telefone para que seus seguidores entrem em contato.
  • Cria uma comunicação criativa através de mensagens, comentários e figurinhas interativas.
  • E ainda promover as publicações e ser descoberto por mais pessoas dentro da plataforma.

 

Qual o tipo de conteúdo você deve postar dentro do seu perfil para negócios no Instagram

Para o Instagram você precisa contar histórias explorando os diferentes tipos de conteúdo. Separamos algumas orientações de melhores práticas.

Fotos e vídeos

Lembra que falamos que a plataforma foca em fotos e vídeos?

Então escolha com cuidado as publicações. Precisam chamar a atenção com cores e movimento.

Legendas

Seus textos precisam inspirar! Conte histórias…suas histórias e leve as pessoas a agir dentro do seu perfil. Os textos devem ser curtos e incluir um CTA (call to action) ou chamada para uma ação.

Como começar da maneira certa dentro do Instagram e vender mais?

Siga

Não sabe o que postar? Siga outras contas do seu segmento nos mais diversos locais do mundo. Vale também empresas que vendem produtos ou serviços que complementam os seus.

 

Hashtags

As hashtags da sua empresa precisam ser relevantes, siga uma página principal da hashtag da sua marca ou empresa, ou as mais relevantes para seu nicho. Comece de forma ampla e limite posteriormente. Alguns aplicativos que também podem ajudar você como:TagIt, TagsforLike, Leetags.

Uma ótima dica é você salvar as publicações que gosta. Comece a observar os padrões e legendas e crie a sua forma de representar a empresa.

Não poste “ao vento”

Imagine que o perfil para negócios do Instagram é a extensão da vitrine da sua empresa, ou da fachada. Suas publicações precisam fazer com que os visitantes descubram o que você oferece e cria uma conexão com a sua marca.

Tenha identidade

Para as empresas reconhecerem sua marca, é importante publicar com frequência e manter um padrão consistente nas fotos e vídeos.

A identidade da sua marca pode vir a partir de uma mesma paleta de cores ou filtros nas suas fotos ou vídeos. Fotos semelhantes que mostrem lado único do seu negócio também criam um padrão. Outro ponto importante é o tom de voz da sua marca que pode ser: Divertida, casual, informativa ou formal. E claro publique com frequência! Quanto mais publicar no Instagram, maiores serão as interações e maior o número de visitantes que pode atrair.

Dificuldade para organizar as postagens com frequência? Clica aqui

e baixe um calendário de postagens.

 

Como iniciar as postagens dentro do perfil para negócios?

Defina uma meta. Por que é importante definir metas?

Quanto definimos metas, elas nos ajudam a concentrar no que desejamos alcançar e focamos o esforço de marketing em cima delas.

A metodologia SMART é eficiente para planejamento de marketing.

O que é uma meta SMART?

 S:Specific (específicas)

M: Measurable (mensuráveis)

A: Achievable (alcançáveis)

R: Relevant (relevantes)

T: Relevant (relevantes)

 

Specific (específicas)

Quanto mais clara e específica melhor. Você deve conseguir escrevê-la ou dizê-la de uma forma compreensível para qualquer pessoa. Por exemplo: vender 50 produtos, obter 100 novos assinantes ou gerar 40 cadastros qualificados.

Measurable (mensuráveis)

Pense em todas as métricas que você usará para avaliar se alcançou a sua meta. Essas métricas devem quantificáveis (como vendas, receita ou número de visitantes de um site) e mensuradas em termos objetivos (como quantidade, qualidade ou custo). Nos relatórios, elas serão mostradas em números, porcentagens ou em uma escala binária (sim ou não).

Specific (específicas)

A meta deve ser clara e específica, e você deve conseguir escrevê-la ou dizê-la de uma forma compreensível para qualquer pessoa. Por exemplo: vender 100 produtos, obter 200 novos assinantes ou gerar 20 cadastros qualificados.

Measurable (mensuráveis)

Pense em todas as métricas que você usará para avaliar se alcançou a sua meta. Essas métricas devem quantificáveis (como vendas, receita ou número de visitantes de um site) e mensuradas em termos objetivos (como quantidade, qualidade ou custo). Nos relatórios, elas serão mostradas em números, porcentagens ou em uma escala binária (sim ou não).

Achievable (alcançáveis)

Você precisa ser realista. As metas precisam ser viáveis, possíveis de alcançar e de acordo com os recursos disponíveis.

Relevant (relevantes)

As metas devem estar alinhadas à estratégia de negócios principal.

Time-bound (com prazo determinado)

Data para começar e terminar. Assim você consegue analisar os pontos importantes e como chegou ao final do prazo estipulado.

Você pode usar o mesmo modelo para ajudar a orientar sua própria meta de desenvolvimento.

  • Específico: o que precisa ser feito?
  • Mensurável: é possível mensurar essa ação?
  • Alcançável: é possível realizar essa ação?
  • Relevante: isso deve ser feito?
  • Prazo determinado: quando será feito?

Use estas duas perguntas para rastrear seu progresso.

  • O que será o sucesso?
  • Como poderei mensurar o sucesso?

Aqui tem um plano de Meta SMART pra voce:)

Três maneiras de compartilhar conteúdo de sucesso dentro do Instagram

Formatos diferentes

Para cada tipo de empresa e público alvo existe um comportamento diferente. Seria um erro da nossa parte dizer que esse ou aquele tipo de formato funciona melhor. Então, teste! O Instagram permite o compartilhamento de conteúdo em vários formatos. Publique no feed, crie uma story, um IG, reels ou até mesmo um vídeo ao vivo.

 

  1. No feed

O feed é a vitrine da sua empresa, a galeria de arte! Vai estar na página inicial do seu Instagram para negócios. Use o feed para representar a sua marca.

Aqui suas publicações devem permitir os visitantes descobrir seus produtos ou serviços, eles devem entender que tudo que você faz é único e atraia as pessoas para o site ou loja virtual.

 

  1. Stories

Aqui a sua marca precisa ser mais humana. Os stories oferecem uma experiência imersiva em tela cheia que pode ser visualizada por 24 horas. Compartilhe sua autenticidade, pois como o stories tem a tela cheia, nesse aspecto você elimina distrações e o engajamento aumenta.

Ideal para compartilhar momentos sem filtro, atualizações, promoção ou lançamento, bastidores e interação para manter sua empresa em alta.

 

  1. Ao vivo

 

O Instagram gosta de perfis que fazem ao vivo.

Semelhante aos stories, os vídeos ao vivo são exibidos em tela cheia e podem ser visualizados por 24 horas. As transmissões ao vivo você pode usar o Instagram Live e assim organizar eventos online, sessões tira dúvida, demonstração…em fim, mais uma vez seja autêntico!

 

E aí, curtiu as nossas dicas? Agora é hora de colocar em prática!

Assim que iniciar, marca a gente no seu perfil ou stories para compartilhar também!

Sucesso☻

  • Por Booom Criative

    Somos uma agência inquieta, que não se contenta com o básico. Gostamos de quebrar recordes, de alcançar objetivos mais altos, de não só atingir as metas, mas ultrapassá-las.

Vamos agendar uma reunião?

Nada melhor que apresentar nossas soluções para você.